Hulk decide e coloca o Atlético-MG na sua quarta final de Copa do Brasil

O Atlético já participou de três finais da Copa do Brasil, conquistando o título em duas ocasiões: em 2014, contra o Cruzeiro, e em 2021, contra...

Publicado em

Por Agência Estado

A qualidade de Hulk fez a diferença e garantiu a classificação do Atlético-MG para sua quarta final da Copa do Brasil. Com um gol marcado aos 37 minutos do segundo tempo, na sua única chance criada durante a partida, o atacante assegurou o empate por 1 a 1 contra o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. Na partida de ida da semifinal, realizada na Arena MRV, o Atlético venceu por 2 a 1, e assim, o empate foi suficiente para levar o time à decisão.

O Atlético já participou de três finais da Copa do Brasil, conquistando o título em duas ocasiões: em 2014, contra o Cruzeiro, e em 2021, contra o Athletico-PR. Na única final perdida, em 2016, o time enfrentou o Grêmio, perdeu o primeiro jogo por 3 a 1 e empatou o segundo, deixando o troféu escapar.

Na final da edição 2024, o Atlético-MG enfrentará Corinthians ou Flamengo, que duelam no domingo, às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). No primeiro jogo, o Flamengo saiu vencedor, com um gol de 1 a 0 no Maracanã.

No entanto, o time mineiro não terá muito tempo para comemorar. Na terça-feira, tem uma decisão importante: enfrenta o River Plate às 21h30, na Arena MRV, pela primeira partida semifinal da Copa Libertadores.

Enquanto isso, o Vasco se concentra somente no Campeonato Brasileiro. Atualmente ocupa a 10ª posição na tabela, com 37 pontos. Apesar da eliminação vascaína, a torcida que lotou São Januário aplaudiu o time no final e gritou o nome do artilheiro Vegetti, que não escondeu a emoção e caiu em lágrimas.

Precisando vencer, o Vasco se lançou ao ataque, mas encontrou dificuldades para penetrar na defesa do Atlético-MG. O time mineiro, mais organizado e com maior qualidade técnica, comandou as ações da partida, enquanto o Vasco lutava para encaixar a marcação.

O visitante criou a primeira grande chance do jogo aos 20 minutos. Gustavo Scarpa levantou a bola na área, e Léo, ao tentar cortar, acabou presenteando Battaglia. O zagueiro finalizou, mas Léo Jardim fez a defesa e a bola bateu na trave. Na sobra, Junior Alonso chutou, mas novamente Léo Jardim salvou o Vasco.

O jogo se mostrava equilibrado, com o Atlético se impondo na técnica, enquanto o Vasco tentava avançar na base da força e jogando pelas laterais. O gol vascaíno surgiu justamente em um lance pela lateral. Vegetti recebeu um cruzamento de Lucas Piton na área, dominou, girou e finalizou.

A bola tocou em Junior Alonso antes de sair com perigo pela linha de fundo. Os jogadores do Vasco reclamaram de um pênalti, e após uma longa checagem no VAR, o árbitro marcou a penalidade máxima, alegando toque de mão de Otávio no cruzamento de Piton.

Vegetti converteu o pênalti com força, deslocando Éverson e abrindo o placar: 1 a 0. O gol animou o Vasco, que quase fez o segundo aos 42 minutos, quando Puma Rodríguez arriscou de fora da área. A bola quicou no gramado molhado, e Éverson fez uma grande defesa. No escanteio seguinte, o goleiro do Atlético-MG novamente se destacou, defendendo uma finalização de Léo.

A partida recomeçou após o intervalo com um ritmo acelerado. Antes dos cinco minutos, Paulinho e Vegetti já haviam criado chances claras de marcar. O Atlético-MG pressionava mais, mas o Vasco, com uma sólida atuação tática, conseguia segurar as investidas do time mineiro.

Após os 20 minutos, o Vasco começou a comandar as ações, aproveitando o espaço cedido pelo Atlético e criando oportunidades de gol. Embora não estivesse fazendo uma grande partida, o time mineiro apostava nas suas estrelas, como na velocidade de Paulinho.

No entanto, aos 37 minutos, a qualidade de Hulk fez a diferença. Na sua primeira chance no jogo, ele dominou a bola na entrada da área, ajeitou e bateu com o pé esquerdo, acertando o ângulo do gol vascaíno e ampliando a vantagem do Atlético. Este foi o primeiro gol de Hulk na competição.

O próximo compromisso do Vasco é pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando o Cuiabá na quinta-feira, às 19h, em São Januário. Por sua vez, o Atlético-MG tem uma decisão importante na terça-feira, quando enfrenta o River Plate, às 21h30, na Arena MRV, pela primeira partida da semifinal da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 1 ATLÉTICO-MG

VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique (Rossi), João Victor, Léo e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho (Payet) e Philippe Coutinho; Puma Rodríguez, Emerson Rodríguez (Rayan) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.

ATLÉTICO-MG – Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Rubens e Gustavo Scarpa; Paulinho (Saravia) e Hulk (Alisson). Técnico: Gabriel Milito.

GOLS – Vegetti, aos 37 minutos do primeiro tempo; e Hulk, aos 37 minutos do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS – João Victor, Leandrinho, Matheus Mendes e Puma Rodríguez (Vasco); Gustavo Scarpa (Atlético-MG).

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

RENDA – R$ 2.278.926,00.

PÚBLICO – 18.280 pagantes.

LOCAL – Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile