AMP

Adeus Windows 7! Sistema Operacional chega ao fim definitivo após 15 anos

Portanto, pode surpreendê-lo saber que uma versão do produto ainda estava recebendo atualizações até cerca de uma semana atrás. Embora o fim da vida útil da...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Quatro anos e dez meses atrás, o Windows 7 atingiu o fim de sua vida útil. Para muitos usuários do Windows, foi a versão clássica, e, como o The Register informou em 2019, era possível continuar recebendo patches por mais um ano mediante pagamento.

Portanto, pode surpreendê-lo saber que uma versão do produto ainda estava recebendo atualizações até cerca de uma semana atrás. Embora o fim da vida útil da versão de desktop tenha sido em 14 de janeiro de 2020, a edição especial para computadores embarcados, Windows Embedded Standard 7, continuou a receber atualizações por mais alguns anos, especificamente até 14 de outubro de 2023. E essa não foi a última. A versão destinada a dispositivos de ponto de venda, chamada POSReady, recebeu mais um ano. O fim do Extended Security Update Year 3 foi em 8 de outubro de 2024.

Isso não é sem precedentes. Há uma década, o The Reg relatou como era possível obter mais anos de atualizações para o Windows XP com um truque no registro que o transformava em um caixa eletrônico. Mesmo isso finalmente chegou ao fim em 2019. Este mês marca o equivalente para o Windows 7, e agora é hora de se despedir.

Havia maneiras de continuar recebendo atualizações para o Windows 7, e cobrimos algumas delas quando analisamos a execução do Windows XP em 2023. A ferramenta Legacy Update ainda conseguia ocasionalmente entregar algumas atualizações, mas agora, se alguma exploração horrenda do kernel for descoberta, você está por conta própria. (Há até uma ferramenta análoga para versões anteriores ao XP, chamada Windows Update Restored.)

O ponto principal aqui é que certas edições especializadas do Windows sobrevivem por anos após as versões principais chegarem ao fim da vida útil… e enquanto esta semana o Windows 10 tem apenas um ano de vida restante, algumas edições continuarão recebendo atualizações críticas por mais tempo. Especificamente, o Windows 10 LTSC (Long Term Servicing Channel).

As versões do Windows LTSC são destinadas a usuários corporativos dispostos a pagar pela edição Enterprise. Atualmente, a mais recente é o Windows 10 LTSC 2021, que, como diz a página do produto, é “equivalente ao Windows 10, versão 21H2.”

Como houve um lançamento final do Windows 10, o Windows 10 22H2, parece provável que um dia possa haver um equivalente LTSC do 22H2.

No entanto, o fim da vida útil do Windows 10 tem uma diferença significativa em relação às edições anteriores. Você não pode atualizar muitos PCs mais antigos para essa versão mais nova, pois o Windows 11 requer um chip TPM, e o lançamento 24H2 fechou a opção de contornar isso.

O Windows 10 também possui outras vantagens, além de rodar em uma gama muito mais ampla de hardware. Você pode posicionar a barra de tarefas verticalmente, o que o Windows 11 não consegue fazer sem truques de terceiros, e também pode desinstalar os aplicativos “modernos” embutidos com alguns comandos do PowerShell.

Já existem vários projetos que produzem versões personalizadas não oficiais do Windows que fazem isso por você. Em termos de Linux, essas seriam distribuições. O NTDEV Tiny10 produz compilações personalizadas reduzidas tanto do Windows 10 quanto do Windows 11, com tudo que não é essencial removido. Também existem remixes especiais do Windows voltados para gamers, novamente muito não oficiais, como Atlas OS e ReviOS.

Não ficaríamos surpresos se modders empreendedores encontrassem maneiras de produzir compilações não oficiais do Windows 10 LTSC no futuro – talvez o Windows 10 IoT Enterprise, que ainda tem quase oito anos restantes – trazendo essas longas vidas úteis para usuários domésticos comuns.

Com informações do The Register

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile