Lira e Pacheco se reúnem em meio a discussão sobre emendas e regulamentação da tributária

A reunião de Lira e Pacheco durou cerca de uma hora e foi realizada na residência oficial do Senado....

Publicado em

Por Agência Estado

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniram no início da tarde desta quarta-feira, 16, apurou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado). O encontro acontece em meio ao impasse entre Congresso e Palácio do Planalto envolvendo as regras de execução das emendas parlamentares.

A reunião de Lira e Pacheco durou cerca de uma hora e foi realizada na residência oficial do Senado.

O presidente da Câmara indicou a interlocutores nos últimos dias um incômodo com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, que manteve as emendas parlamentares bloqueadas. Indicou que procuraria Pacheco nesta quarta para buscar uma solução para o impasse.

As sugestões apresentadas pela cúpula do Congresso, até o momento, não foram aceitas pelo Planalto, o que inviabilizou um acordo. Os principais impasses envolvem as emendas Pix e as emendas de comissão.

Outro ponto de atenção envolvendo as duas Casas do Congresso Nacional é a tramitação do projeto de regulamentação da reforma tributária. Como mostrou o Broadcast Político, Lira só pautará a conclusão do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária após o Senado votar a primeira proposta, diante do incômodo com o que ele considera demora dos senadores em apreciar o texto enviado pelos deputados em julho.

Em conversas reservadas, Lira tem dito que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comprometeu-se a votar em novembro na Casa o primeiro projeto da tributária e enviá-lo de volta à Câmara, com alterações.

A promessa do senador, segundo o entorno do deputado, foi feita em Nova York, durante a 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro. Os dois parlamentares viajaram para o evento junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O relator da regulamentação da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), adiou a apresentação de seu cronograma, o que ocorreria nesta quarta. Mesmo assim, segundo interlocutores do emedebista, o calendário acertado com Pacheco está mantido. Os dois estimam que a proposta seja votada, no mais tardar, na primeira semana de dezembro no Senado.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile