AMP
Foto: IDR

Cadeia de produção do mel será tema de encontro em Pato Branco

A programação inclui a realização do 30º Encontro Paranaense de Apicultura, além do 18º Seminário Paranaense de Meliponicultura e 6º Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste......

Publicado em

Por CGN

Foto: IDR

Produtores de mel de todo o Paraná estarão reunidos em Pato Branco, na quinta e na sexta-feira (17 e18), para debater temas relevantes do setor. O evento Mundo Mel também mobiliza representantes da cadeia de outros estados da região Sul que terão acesso a conhecimento, tecnologia para a produção, ideias inovadoras, encontros de negócios e a possibilidade de criar uma rede de contatos.

A programação inclui a realização do 30º Encontro Paranaense de Apicultura, além do 18º Seminário Paranaense de Meliponicultura e 6º Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná. O evento contará ainda com expositores da Região Sul, oferecendo máquinas, implementos, EPIs, produtos e subprodutos das abelhas.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), IDR- Paraná, Instituto Água e Terra (IAT), Prefeitura de Pato Branco e Sebrae.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do evento será às 8h30 desta quinta-feira com a palestra “Colmeias de Sucesso: Lições e Inspirações da Apicultura e Meliponicultura Brasileira, com Gustavo Nadeu Bijos, médico veterinário e apicultor, coordenador do Tecnoapis.

Às 11h será promovido um talk show para tratar dos aspectos das organizações, produção, comercialização e legislação para as abelhas, seus produtos e subprodutos. A conversa contará com a participação de Robson Raad, consultor apícola e produtor de rainhas de Minas Gerais; Marlon Hladczuk, do IDR-Paraná, e Gustavo Bijos. A moderação ficará por conta de Patric Arend Luderitz (FARGS/RS).

Também será realizado um painel para produtores de soja da região Sudoeste do Paraná a respeito dos resultados e aplicação dos manejos integrados de pragas e doenças; resultados da pesquisa quanto ao convívio harmônico entre lavouras e polinizadores e resultados práticos de campo no convívio entre soja e abelhas.

As palestras serão retomadas às 13h30 para discutir o papel das instituições no fomento à apicultura e meliponicultura e na defesa sanitária no Paraná, além de promover um debate sobre a meliponicultura.

Na sexta-feira a programação continua com palestras sobre formas de aumentar a produtividade das colmeias; boas práticas na produção, colheita e armazenamento do mel, e ferramentas de gestão para o sucesso da criação de abelhas ou como agregar valor ao mel.

OFICINAS – Um dos pontos fortes do Mundo Mel é a realização de oficinas com especialistas em diversos segmentos da apicultura. Entre os temas estão a extração e beneficiamento adequado de cera; o preparo e fornecimento de alimentos energéticos e proteicos para APIS; métodos para a multiplicação de enxames de APIS e como não perder enxames de abelhas APIS na entressafra. Serão realizadas, ao todo, 24 oficinas.

Rodrigo Rossi, da área de Produção Animal do IDR-Paraná, ressalta que esse é um dos maiores eventos realizados no Paraná para discutir as cadeias da apicultura e meliponicultura.

“O Instituto tem o compromisso de apoiar iniciativas como essa que fortalecem a atividade no Estado, além de fazer parte de um grupo de trabalho que atua na prevenção e combate à mortalidade das abelhas em decorrência da aplicação indevida de defensivos agrícolas”, explicou.

O IDR-Paraná participa, com outras instituições, de uma Ação Integrada de Coexistência entre Agricultura, Apicultura, Meliponicultura e Sericicultura, promovendo boas práticas apícolas e orientando os produtores a respeito da aplicação de agrotóxicos.

O Mundo Mel será realizado no Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon e terá acesso gratuito, exceto as oficinas, com custo de R$ 25. Mais Informações podem ser obtidas AQUI.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Paraná firma parceria com associação indiana para desenvolvimento da sericultura
Concurso Café Qualidade Paraná dá início ao julgamento dos lotes inscritos
Paraná conhece experiência da Índia para impulsionar cadeia da sericicultura
Banco de Alimentos Comida Boa da Ceasa conquista prêmio internacional na Turquia
Assistência que alia teoria e prática capacita produtores de morango na Grande Curitiba
Lançado em agosto, Irriga Paraná já liberou R$ 20,8 milhões em financiamentos
Mesmo com menor produção, café garante mais rendimento ao produtor paranaense
Show Coopavel: estão abertas as inscrições para as feiras do Artesanato e da Agroindústria
Mundo Mel reúne cadeia da apicultura em Pato Branco para debater inovações do setor
Plantio de soja avança no Paraná e já cobre 1,3 milhão de hectares, 22% da área prevista
Paraná chega a 319 municípios integrados ao sistema nacional de segurança alimentar
Winter Show: Agrária promove evento para discutir pesquisa agropecuária e tecnologia
Ceasa Paraná faz campanha para incentivar compromisso com o meio ambiente
Fim do desperdício: como o Paraná virou exemplo de reaproveitamento de alimentos
Dia contra o Desperdício: como o Paraná virou exemplo de reaproveitamento de alimentos
Dia contra o Desperdício: como Paraná virou exemplo de reaproveitamento de alimentos
Chuvas favorecem plantio e produção estimada de soja é de 22,4 milhões de toneladas
Com protagonismo da erva-mate, Paraná é destaque nacional na produção florestal
Organização da Feira Sabores do Paraná divulga lista de agroindústrias selecionadas
Boletim Agrometeorológico analisa seca de agosto e cenário agrícola do Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile