Bolsas da Ásia fecham em alta, após China acenar com mais estímulos

São Paulo, 14/10/2024 – As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, com as da China garantindo robustos ganhos após o ministro de Finanças local...

Publicado em

Por Agência Estado

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 14/10/2024 – As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, com as da China garantindo robustos ganhos após o ministro de Finanças local dizer no fim de semana que mais estímulos serão necessários para impulsionar a segunda maior economia do mundo.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 2,07%, a 3.284,32 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto deu um salto ainda maior, de 3,01%, a 1.890,24 pontos.

Em aguardada coletiva de imprensa, o ministro de Finanças da China, Lan Foan, disse no sábado (12) que o governo está considerando formas adicionais de alavancar a economia, mas não deu detalhes de um grande plano de estímulos. Investidores e analistas estavam na expectativa de um plano de até 2 trilhões de yuans, ou cerca de US$ 280 bilhões.

No entanto, segundo analistas, quaisquer expressões de apoio vindas de autoridades em Pequim tendem a impulsionar os preços das ações chinesas, e a “equipe nacional” de grandes empresas estatais e instituições financeiras costuma intervir, por meio de compras de ações, para ajudar a estabilizar os mercados.

Com a prevalência do otimismo, dados fracos de inflação da China ficaram em segundo plano. Em setembro, o índice de preços ao consumidor (CPI) chinês registrou avanço anual de 0,4%, o menor em três meses, enquanto o índice de preços ao produtor (PPI) sofreu queda de 2,8%, a maior em seis meses.

Em outras partes da Ásia, o índice sul-coreano Kospi avançou 1,02% em Seul, a 2.623,29 pontos, e o Taiex apresentou modesto ganho de 0,32% em Taiwan, a 22.975,29 pontos. Na contramão, o Hang Seng caiu 0,75% em Hong Kong, a 21.092,87, ao voltar de um feriado. Em Tóquio, não houve negócios hoje devido a um feriado no Japão.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul, favorecida pelo bom desempenho de mineradoras e bancos. O S&P/ASX 200 avançou 0,47% em Sydney, a 8.252,80 pontos.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires e Associated Press

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile