Grêmio derruba série invicta do Fortaleza e se afasta do Z-4 do Brasileirão

O Grêmio já tinha feito três jogos na arena: perdeu para o Atlético-MG, por 3 a 2, venceu o Flamengo pelo mesmo placar, e foi superado...

Publicado em

Por Agência Estado

O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e se afastou bem da zona de rebaixamento. Nesta sexta-feira, recebeu o Fortaleza em sua arena, em Porto Alegre (RS), e fez 3 a 1, com gols de Aravena, Braithwaite e Soteldo. A partida foi válida pela 29ª rodada, que está sendo realizada de quinta a sábado devido às eleições municipais no domingo. O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes que afetaram o estado gaúcho.

O Grêmio já tinha feito três jogos na arena: perdeu para o Atlético-MG, por 3 a 2, venceu o Flamengo pelo mesmo placar, e foi superado pelo Criciúma por 2 a 1. Na última rodada, empatou sem gols com o Botafogo fora de casa. Portanto, volta a vencer após dois jogos e está em 11º lugar com 35 pontos, sete a mais do que o Vitória, que abre a zona de rebaixamento, em 17º, com 28. Os gaúchos ainda seguem com um jogo atrasado, diante do Atlético-MG.

O Fortaleza, que estava há três jogos invicto, sendo duas vitórias seguidas, voltou a tropeçar, perdendo a chance de assumir provisoriamente a liderança. Com isso, segue com 55 pontos, em terceiro lugar, e pode ver os adversários pelo título dispararem. Botafogo, com 57, e Palmeiras, com 56, ainda jogam na rodada.

Os dois times tentaram chutes de fora da área nos primeiros minutos, mas sem sucesso. Apesar disso, o gol saiu rápido, aos 13 minutos, quando o Grêmio conseguiu furar a marcação. Após ficar com a bola no meio-campo, Cristaldo disparou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou. A defesa conseguiu desviar, mas Aravena apareceu para completar de chapa e fazer seu primeiro gol com a camisa gremista.

A vantagem, porém, durou apenas três minutos. Aos 17, o Fortaleza empatou com Hércules. Ele disparou em velocidade pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro no canto do goleiro Caíque. A bola teve um leve desvio no jogador do Grêmio e passou entre as pernas do goleiro.

O Grêmio seguiu com posse de bola ofensiva e com vários chutes ao gol, mas o goleiro João Ricardo estava em noite inspirada, defendendo finalizações de João Pedro e duas de Cristaldo. Mancuso respondeu do lado do Fortaleza, mas Caíque também defendeu bem.

Em outra jogada do Grêmio, Braithwaite tocou de calcanhar e Cristaldo chutou rasteiro, bem perto da trave. No último lance, João Pedro cruzou da direita e Braithwaite completou. A bola ia entrar, mas Cardona, que já estava no chão, se recuperou e evitou o gol.

Na etapa final, o panorama seguiu o mesmo, com os times arriscando chutes de longe. O Fortaleza não conseguiu, mas o Grêmio fez o segundo gol aos 14 minutos. Braithwaite recebeu na intermediária, virou bem e disparou. Finalizou na direita, da entrada da área, rasteiro e cruzado. Era uma bola totalmente defensável, mas João Ricardo falhou e a bola passou.

Depois do gol, o Fortaleza não conseguiu uma resposta rápida como foi no primeiro tempo. Mas depois só não empatou por conta de Caíque. Se o goleiro não foi tão bem no gol sofrido, compensou com grande defesa. Após cruzamento de Pochettino na direita, Lucero cabeceou para o chão. A bola subiu e foi no cantinho, mas Caíque saltou bem para salvar.

Logo depois, o Grêmio ainda ficou com um jogador a mais. Mancuso levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Depois, o Grêmio também teve um jogador expulso, mas do banco de reservas: Fábio, por reclamação acintosa.

No finalzinho, o Grêmio ainda decretou a vitória com o terceiro gol. Em contra-ataque, Braithwaite acionou Soteldo na esquerda. Dentro da área, ele cortou e chutou bonito, mas na trave. No rebote, Igor cruzou novamente para área e Soteldo finalizou de primeira para fechar o placar: 3 a 1.

O primeiro a voltar a campo pela 30ª rodada é o Fortaleza, que recebe o Atlético-MG na quarta-feira, às 21h45, no Castelão, na capital cearense. No sábado seguinte (19), às 16h, o Grêmio tem o clássico com o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 3 X 1 FORTALEZA

GRÊMIO – Caíque (Rafael Cabral); João Pedro, Gustavo Martins (Pedro Geromel), Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson (Diego Costa) e Cristaldo (Igor); Aravena (Soteldo) e Braithwaite. Técnico: Marcelo Salles (auxiliar).

FORTALEZA – João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Cardona, Bruno Pacheco; Zé Welisson (Kervin Andrade), Hércules (Pochettino) e Matheus Rossetto (Emmanuel Martínez); Yago Pikachu (Calebe), Lucero e Breno Lopes (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

GOLS – Aravena, aos 13, e Hércules, aos 17 minutos do primeiro tempo. Braithwaite, aos 14, e Soteldo, aos 44 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Dodi (Grêmio), Mancuso, Kuscevic e Lucero (Fortaleza).

CARTÕES VERMELHOS – Fábio (Grêmio) e Mancuso (Fortaleza).

ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).

RENDA – R$ 1.179.329,00.

PÚBLICO – 21.984 pagantes (22.204 presentes).

LOCAL – Arena do Grêmio, em Fortaleza (CE).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile