Em visita ao Brasil, rainha consorte da Dinamarca se reúne com Lula em Brasília

Há previsão de um investimento de R$ 864 milhões da empresa dinamarquesa Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, na planta da empresa em Montes Claros (MG). O...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira, 4, em Brasília, a rainha consorte da Dinamarca, Mary Donaldson. Segundo o governo, os dois trataram de temas ligados ao meio ambiente e de investimentos na indústria da saúde.

Há previsão de um investimento de R$ 864 milhões da empresa dinamarquesa Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, na planta da empresa em Montes Claros (MG). O valor será destinado para modernização da linha de produção de insulina e para implementar projetos de sustentabilidade no local entre este e o próximo ano.

“Inaugurada em 2007, essa planta é responsável por todo o processo de produção de diferentes tipos de insulina e é uma das principais fornecedoras desse produto para o Sistema Único de Saúde do Brasil”, informou o governo, em nota.

Lula ressaltou no encontro o compromisso com o desmatamento zero e o interesse de fazer do Brasil referência no processo de transição energética. O aceno feito ocorre porque a Dinamarca é uma das principais doadoras do Fundo Amazônia. Os europeus foram convidados para participarem da Aliança Contra a Fome, que será lançada em outubro durante o encontro do G20, no Rio de Janeiro.

“Lula falou sobre o processo de reconstrução do Brasil e da reconstrução dos laços do País com o mundo, porque, no governo anterior, ninguém queria visitar o Brasil nem receber o presidente brasileiro. Também explicou como o País quer aproveitar as oportunidades na transição energética, de ter uma matriz energética renovável, com 90% da sua energia elétrica oriunda de fontes limpas”, disse o governo.

Outro tema em pauta no encontro foi a devolução, ocorrida esse ano, do Manto Tupinambá que estava na Dinamarca desde o século 17. Além do valor estético e histórico para o Brasil, a devolução da peça representa o resgate de uma memória transcendental para o povo tupinambá, já que eles consideram o manto um material vivo, capaz de conectá-los diretamente com os ancestrais e as práticas culturais do passado. A peça fará parte do novo acervo do Museu Nacional.

A monarca manifestou solidariedade em relação às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e às secas e incêndios em outras regiões do país. Segundo a nota do governo, a monarca “relatou que Brasil e Dinamarca compartilham muitos valores e ideias comuns. Que entre os temas da visita estavam o acesso à saúde por telemedicina, igualdade de gênero e preservação ambiental. Ela destacou que começou sua visita por Manaus, conhecendo a Amazônia e os efeitos da seca”.

Mary Donaldson é australiana, tem 52 anos e é casada com o Rei Frederik X, que assumiu o trono em janeiro deste ano após sua mãe, a rainha Margrethe II, abdicar do posto em dezembro de 2023 depois de 52 como monarca – se tornando o primeiro membro da monarquia dinamarquesa a tomar essa atitude em 900 anos. Por ser esposa do rei, não tem status de Chefe de Estado, levando o título de “rainha consorte”.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile