Bolsas da Europa caem majoritariamente, pressionadas por tecnologia e setor automotivo

São Paulo, 03/10/2024 – As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta quinta-feira, pressionadas por ações de tecnologia e do setor automotivo, enquanto investidores...

Publicado em

Por Agência Estado

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 03/10/2024 – As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta quinta-feira, pressionadas por ações de tecnologia e do setor automotivo, enquanto investidores avaliam os últimos PMIs de serviços da região e seguem atentos à situação no Oriente Médio.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,63%, a 517,84 pontos. Apenas o subíndice de automóveis e autopeças tinha queda de 1,8% e o de tecnologia recuava 1,1%

A ação da Stellantis, grupo automotivo que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Chrysler, tombava 4,3% em Milão, após ter sua recomendação cortada pelo Barclays, de “acima da média do mercado” para “na média do mercado. Nesta semana, a Stellantis reduziu suas projeções de margem de lucro e fluxo de caixa para 2024.

Já a da gigante de software alemã SAP, que recentemente virou alvo de investigação nos EUA por suposta fixação de preços, caía 1,3% em Frankfurt.

Do noticiário macroeconômico, o PMI de serviços da zona do euro caiu para 51,4 em setembro, mas superou a estimativa preliminar. O mesmo PMI do Reino Unido, por outro lado, diminuiu para 52,4 no mês passado e ficou abaixo do cálculo inicial. No fim da manhã, serão divulgados PMIs de serviços dos EUA.

O apetite por risco na Europa é também limitado pela recente escalada do conflito no Oriente Médio, após o Irã lançar um ataque de mísseis contra Israel, na terça-feira (01). O governo israelense prometeu retaliar.

Às 7h16 (de Brasília), a Bolsa de Frankfurt caía 0,66% e a de Paris recuava 0,84%, enquanto a de Londres subia 0,24%. As de Milão e Lisboa, por sua vez, tinham perdas de 0,66% e 0,05%, respectivamente, mas a de Madri registrava ganho marginal de 0,09%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile