Bolsas da Europa iniciam semana em baixa após ganhos recentes, com queda de montadoras

São Paulo, 30/09/2024 – As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta segunda-feira, começando a semana em tom negativo após ganhos recentes, à medida que...

Publicado em

Por Agência Estado

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 30/09/2024 – As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta segunda-feira, começando a semana em tom negativo após ganhos recentes, à medida que ações do setor automotivo se enfraquecem após Stellantis e Volkswagen cortarem projeções para este ano.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,70%, a 524,37 pontos. Apenas o subíndice da indústria automobilística tinha queda de 3,8%.

A Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citroën e Chrysler, reduziu hoje suas expectativas para a margem de lucro operacional e fluxo de caixa em 2024, em meio à deterioração do setor e crescente concorrência. Em Milão, a ação do gigante automotivo tombava quase 13% no horário acima.

No fim da semana passada, a Volkswagen igualmente piorou seu guidance para este ano. Em Frankfurt, o papel da montadora alemã recuava 2,7%.

A falta de apetite por risco vem também após os mercados acionários da Europa avançarem na semana passada, com o Stoxx 600 renovando máxima histórica, impulsionados por uma série de medidas de estímulos anunciadas na China.

De madrugada, revisão mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,5% no segundo trimestre ante o primeiro, um pouco menos do que inicialmente estimado.

Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,43%, a de Paris recuava 1,52% e a de Frankfurt cedia 0,44%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 1,41%, 0,25% e 0,52%, respectivamente.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile