AMP

Consamu recebe 156 “polvos terapêuticos” doados pelo Conselho da Comunidade para acolher recém-nascidos

Essas fofuras, com formato de polvo, ajudam bebês prematuros a atravessar com mais conforto os momentos em que ficam na incubadora dos hospitais. O Projeto Octo...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (CONSAMU) recebeu, nesta quinta-feira (26), do Conselho da Comunidade, 156 polvinhos de amigurumi, feitos com recursos do Conselho da Comunidade, da Comarca de Cascavel. A produção foi organizada pelo projeto ‘Educar para o Futuro’, produzidos pelas Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – PIMP-UP.

Essas fofuras, com formato de polvo, ajudam bebês prematuros a atravessar com mais conforto os momentos em que ficam na incubadora dos hospitais. O Projeto Octo – Polvo Terapêutico – foi criado na Dinamarca em 2013 e auxilia bebês recém-nascidos prematuros a se sentirem mais seguros e confortáveis nas incubadoras.

No CONSAMU, a iniciativa ganhou forma em 2017, quando a equipe de enfermagem do serviço aeromédico de Cascavel idealizou o projeto “Aero polvo”, para aplicação nos transportes envolvendo recém-nascidos realizados pela aeronave. Desde então os polvinhos são utilizados nesse tipo de transporte.

Agora, a parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel possibilitará estender a aplicação deste projeto às ambulâncias de suporte avançado terrestre, beneficiando cada mais bebês (recém-nascidos) com essa técnica terapêutica. “Os polvos são de uso exclusivo do bebê que recebeu e, ao final, do transporte são entregues à unidade de destino ou à família, com as devidas orientações e recomendações sobre seu uso. Para evitar qualquer problema de saúde aos bebês, os bichinhos de crochê serão esterilizados”, explica a diretora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Indiara Teixeira Hartmann.

ESTUDOS
Os estudos médicos apontam que o estresse causado pelos estímulos externos pode levar à perda de peso a alterações hemodinâmicas, então o polvo serve como objeto de conforto, pois os tentáculos se assemelham ao cordão umbilical e remetem ao ambiente intrauterino da mãe, trazendo segurança ao bebê e diminuindo esse estresse amenizando assim seus riscos. Além disso, tendo os tentáculos ao alcance, evitam-se incidentes como puxar dispositivos instalados (sondas, tubos, etc).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile