Justiça Federal indefere candidatura de genro de Lula a prefeitura sergipana

O Ministério Público Eleitoral (MPE) impetrou a ação contra a candidatura de Segundo, levando em consideração que o candidato vive em união estável com Lurian Cordeiro...

Publicado em

Por Agência Estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) indeferiu nesta segunda-feira, 23, o registro de candidatura de Danilo Segundo, candidato petista à prefeitura de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju. Segundo é genro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se apresenta nas redes sociais como “Danilo de Lula”.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) impetrou a ação contra a candidatura de Segundo, levando em consideração que o candidato vive em união estável com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente. O órgão destacou que a relação de Segundo e Lurian é pública e divulgada nas redes sociais.

O parágrafo sétimo do artigo 14 da Constituição diz que cônjuges e parentes até o segundo grau do presidente da República são inelegíveis, exceto se já ocuparem um cargo eletivo e concorrerem à reeleição. Danilo não se encaixa nessa exceção.

O petista diz ser namorado de Lurian há dois anos e que não moram na mesma residência, além da filha do presidente não ter domicílio eleitoral em Barra dos Coqueiros. Sua defesa diz que a relação não afeta sua candidatura.

“A defesa informa e ratifica ainda que tem absoluta convicção de que Danilo e Lurian não convivem sob o regime de união estável, de sorte que não há qualquer óbice jurídico à candidatura”, comentou o advogado Lucas Rios, que afirma aguardar a disponibilização do acórdão para definir se recorrerá ao próprio TRE ou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Logo após a decisão da Justiça Eleitoral, o genro do presidente publicou um vídeo questionando os candidatos a razão de quererem levar a eleição para o “tapetão”. “Eleição se ganha no voto, na vontade do povo. Vamos deixar que o povo da Barra dos Coqueiros decida”, disse.

Segundo, que concorre a chefia do executivo da cidade de 44 mil habitantes com Airton Martins, do PSD e Alberto Macedo, do União Brasil, tem destacado sua proximidade com Lula na campanha e a apresenta como diferencial para aproximar a cidade com o Planalto.

“Danilo, eleito prefeito de Barra dos Coqueiros, vai ter uma parceria com o governo federal para que a gente possa aprimorar todas as políticas de inclusão social que nós temos no Brasil para transformar Barra dos Coqueiros em uma cidade mais humana, mais feliz e mais próspera”, diz o presidente em publicação feita por Danilo nesta segunda-feira.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile