Presidente da Petrobras discutiu colaboração entre empresas com ministro indiano

Nesta sexta-feira, como já mostrado pelo Broadcast, o ministro indiano escreveu em suas redes sociais que, além da colaboração entre os dois países em exploração e...

Publicado em

Por Agência Estado

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, se reuniu com o ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, e sua comitiva na quinta-feira, 19, na sede da estatal. Ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a Petrobras informou que as partes conversaram sobre possibilidades de cooperação entre a estatal brasileira e empresas indianas na área de energia, mas que nenhuma decisão foi tomada.

Nesta sexta-feira, como já mostrado pelo Broadcast, o ministro indiano escreveu em suas redes sociais que, além da colaboração entre os dois países em exploração e produção de óleo e gás, também foi discutida a possibilidade de elevar as importações de petróleo bruto originados da estatal brasileira.

Hoje, a maior parte do petróleo brasileiro vai para a China e Europa, regiões que receberam respectivamente 50% e 30% do óleo bruto exportado pela estatal no segundo trimestre deste ano. As exportações à Índia não são discriminadas, com o país integrando um bloco chamado “Ásia (Ex China)”, que recebeu por 9% das exportações da Petrobras no período. Um aumento da participação da Índia nessas compras levaria, possivelmente, ao deslocamento de cargas que vão para outras regiões do mundo hoje. A Petrobras exportou 651 mil barris de petróleo por dia nos três meses de abril a junho de 2024.

“Discutimos os passos para aumentar ainda mais as compras de petróleo bruto entre a Petrobras e empresas de energia indianas, além de oportunidades de colaboração na Índia e no Brasil, especialmente em projetos de exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas”, afirmou Puri no Threads, rede social da Meta.

Ele ainda citou o pioneirismo brasileiro em biocombustíveis e escreveu que os dois países vão trabalhar para desenvolver combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile