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12 empresas paranaenses, além de sete produtores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) terão seus produtos expostos na ExpoAlimentaria 2024, em Lima, no PeruFoto: Invest Paraná

Invest Paraná levará produtos do Estado a uma das maiores feiras de alimentos da América Latina

Além da exposição de produtos, também estão programadas rodadas de negócios entre empresas paranaenses e empresários de outros países, além de um seminário. Segundo a organização......

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Por CGN

12 empresas paranaenses, além de sete produtores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) terão seus produtos expostos na ExpoAlimentaria 2024, em Lima, no PeruFoto: Invest Paraná

A Invest Paraná levará empresas paranaenses para uma missão internacional em uma das principais feiras voltadas ao setor de alimentos e bebidas da América Latina. A ExpoAlimentaria 2024 acontece de 25 a 27 de setembro, em Lima, no Peru. Será a primeira vez que a agência de atração de investimentos do Estado participa do evento, com o único estande representando um estado brasileiro no Pavilhão do Brasil.

Além da exposição de produtos, também estão programadas rodadas de negócios entre empresas paranaenses e empresários de outros países, além de um seminário. Segundo a organização da feira, é esperada uma movimentação financeira de US$ 540 milhões, recebendo um público superior a mil compradores internacionais e 20 mil visitantes.

A participação foi possível graças a um pedido da Invest Paraná à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), responsável pela participação de empresas brasileiras em eventos no Exterior. A Apex, que abriu um edital voltado apenas para empresários, aceitou a demanda apresentada pela agência do Estado, sendo o Paraná o único a ter um estande próprio na ExpoAlimentaria. A comitiva liderada pela agência é composta por representantes da própria Invest Paraná, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sistema Ocepar e da Cooperativa Witmarsum.

Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o objetivo é levar tanto empresas que ainda não exportam, quanto aquelas que estão em um estágio inicial, visando abrir mercado no Exterior. “De forma inovadora, estamos levando empresas que não tiveram a oportunidade de exportar. Algumas nunca participaram de feiras internacionais, como as empresas do VRS [Vocações Regionais Sustentáveis, programa da Invest Paraná que estimula a profissionalização de pequenos produtores]. É a consolidação do trabalho que estamos fazendo, de dar maturidade para essas empresas pensarem no mercado internacional”, afirma.

“Sozinhos, eles têm medo, têm receio de sair para o mercado internacional. Então nós, de forma organizada, fazemos uma curadoria com eles para que iniciem essas exportações, de não ficarem só com o mercado brasileiro, mas podendo explorar mercados internacionais”, acrescenta.

Estão programadas, até o momento, 14 rodadas de negócios entre empresários paranaenses e internacionais, de países como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Peru, Canadá e Estados Unidos, ação possível graças ao apoio do setor comercial consular da embaixada brasileira no país. São importadores que, sabendo que tipo de produtos seriam levados para a feira, solicitaram os encontros. A Invest Paraná também irá promover um seminário sobre oportunidades comerciais entre o Estado e o  Peru, na sede da embaixada brasileira.

EMPRESAS — Vão participar do estande da Invest Paraná 12 empresas paranaenses do ramo de alimentos e bebidas. São elas: Apis Nobre, Bella Giornata, Certano, Coamo, Cooperativa Integrada, Cooperativa Witmarsum, Dr. Peanut, Fecularia Lopes, Moncloa, Ninfa, Papapá e Pinati.

Antônio Chaves, gerente comercial do setor de laticínios da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais, faz parte da delegação que irá ao Peru em busca de novos negócios. É a primeira vez que participam de uma feira internacional. “Há algum tempo a gente já vem trabalhando, desenvolvendo e melhorando os nossos queijos. Começamos a participar de alguns campeonatos nacionais e internacionais e em todos eles conseguimos sempre pontuação máxima em nossos produtos”, conta Chaves.

Atualmente a cooperativa já exporta commodities. O objetivo na feira é expor 12 tipos de queijos finos, entre eles um especial da marca, além de suco de uva, itens que ainda não são exportados. “Posso dizer com muita tranquilidade: essa missão me antecipou um ano de trabalho, porque antes da Invest a minha perspectiva era começar alguma prospecção em 2025”, diz. “Eu estou 100% preparado como empresa para atender as demandas que surgirem”, garante.

Já a Moncloa, empresa de Curitiba que comercializa produtos pensados para o bem-estar corporal e mental, como infusões para chá, esfoliantes e hidratantes corporais, ainda não exporta. Eles buscaram a Invest Paraná justamente para entender mais sobre internacionalização, em como levar a marca para outros países, principalmente do Mercosul.

“Temos hoje o nosso carro-chefe que são os chás, mercado que está em evolução no Brasil, mas ainda muito pequeno se comparado com outros países da América Latina. Temos muito a desenvolver, e ter a oportunidade de atingir outros mercados é muito importante”, destaca o diretor Comercial e de Marketing da Moncloa, Eduardo Caldeira.

Entre as estratégias para atrair clientes internacionais está o envio de um bule para preparo e degustação nas reuniões B2B, de empresa para empresa. “Com a Invest Paraná dá segurança, porque quando você vai pela primeira vez a chance de cometer erros é muito maior. Para empresas menores, às vezes cometer erros custa muito caro, então ter uma parceira que pode levar você e os produtos com segurança faz toda a diferença”, afirma.

Além disso, sete produtores que participam do programa VRS também vão ter seus produtos expostos no espaço “Sociobiodiversidade”. São eles: Rancho Latuf, Erva Mate Paraná, Capeleti Erva Mate, Beeland, Conservas Rosana, Caramelo Lindacir e Embrapa Florestas – Inácio Martins (Farinha de Pinhão).

A escolha dos participantes foi feita a partir de uma relação de empresas do setor de alimentos e bebidas, entre aquelas que já estão em algum programa da Invest Paraná, ou de forma prospectiva, por meio de adesão. Caso os importadores tenham interesse em fechar negócio com as empresas paranaenses, a agência realiza uma curadoria, depois da feira, para ajudar no processo de contrato e exportação.

FEIRA — A Expoalimentaria reúne setores-chave como alimentos e bebidas, serviços, máquinas, contêineres e embalagens, insumos e tecnologia e inovação. A participação brasileira será apoiada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com suporte do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

CANADÁ — Em maio deste ano, a Invest Paraná, também em parceria com a Apex Brasil e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), levou uma série de produtos paranaenses para a maior feira de alimentos da América do Norte, a Sial, no Canadá. Foi a primeira vez que o Paraná teve dois estandes exclusivos no pavilhão brasileiro da feira internacional, sendo um deles dedicado somente para produtos de erva-mate.

“Na feira da Sial, no Canadá, a Apex gostou de levarmos empresas qualificadas embaixo do guarda-chuva da Invest Paraná. Isso deu resultado na questão de exportação, de contratos fechados. Neste do Peru eles não estavam fazendo isso, então entramos em contato com a Apex e eles aprovaram. Fomos qualificados para representar as empresas paranaenses que têm os seus produtos para exportação”, destaca o diretor-presidente da agência, Eduardo Bekin.

Fonte: AEN

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