Nenhum empresário sério do agro deseja queimada, diz Lula

O presidente afirmou que “o cidadão que resolve provocar queimada, seja qual for a razão dele provocar queimada, desnecessariamente, está cometendo um crime contra a legislação...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 17, que “nenhum empresário sério do agronegócio deseja queimada” e que esses empresários “sabem a importância que eles têm na exportação dos produtos agrícolas e exigências internacionais”.

O presidente afirmou que “o cidadão que resolve provocar queimada, seja qual for a razão dele provocar queimada, desnecessariamente, está cometendo um crime contra a legislação brasileira, contra a economia brasileira, contra as aspirações desse País que quer se transformar num país altamente soberano e respeitado no mundo”.

Segundo o presidente, “tudo o que formos fazer, vamos tentar estabelecer uma discussão”. “Hoje, passamos a manhã discutindo a questão do agrotóxico”, relatou.

Lula disse que “não é possível que a gente não tome atitude com crescimento da utilização de agrotóxico” e defendeu uma proposta, discutida com lideranças, Embrapa e empresários, sobre o uso dos defensivos agrícolas no campo.

“Não é possível que 80% do agrotóxico proibido na Alemanha possa ser vendido aqui no Brasil. Proibido nos Estados Unidos e pode ser vendido aqui no Brasil, como se nós fôssemos uma republiqueta de bananas em que aqui se pode jogar tudo. Não é possível”, afirmou.

“(Eu) me proponho a fazer uma reunião com a bancada ruralista, e aí vamos ver quem é sério e quem não é sério. As pessoas sabem que usar bioinsumo é muito mais fácil. Utilizar coisas que garantam uma produtividade saudável é muito mais interessante para todo mundo”, completou.

Lula defendeu que o Brasil deixe o que chamou de “complexo de vira-lata” e rediscuta a questão dos agrotóxicos. “Não é produtor rural que está fazendo pressão no Congresso, não. São os empresários dos agrotóxicos, que conseguem, inclusive, convencer gente de boa índole a usar uma coisa desnecessária. Vamos ter que repensar muita coisa”, declarou.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X