AMP

A farra das anistias – por Caio Gottlieb

Depois de passar um rigoroso pente fino nos processos, a ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, a quem cabe cuidar do assunto, determinou nesta semana a...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Parecem se confirmar as suspeitas de que boa parte das indenizações que vinham sendo pagas, por força da lei instituída em 2002, a pessoas que se sentiram prejudicadas por motivos políticos durante os governos militares (1964-1985), estava indo para o bolso de muita gente que não atendia aos critérios exigidos para reivindicar a benesse.

Depois de passar um rigoroso pente fino nos processos, a ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, a quem cabe cuidar do assunto, determinou nesta semana a anulação de 295 portarias de concessão de anistia a civis e militares presos naquele período (condição obrigatória para se habilitar ao benefício), por não ter ficado comprovada “a existência de perseguição exclusivamente política no ato concessivo”.

Distribuídas a rodo durante as presidências de Lula e Dilma, com valores individuais na casa dos milhões, as indenizações já tiraram dos cofres públicos a bagatela de 14 bilhões de reais.

Aliás, não é de surpreender que um naco considerável dessa grana tenha sido destinado de forma indevida para fazer a alegria de amigos da turma que estava no poder.

O que mais se poderia esperar de governos que se notabilizaram pelos mais variados escândalos de corrupção?

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile