AMP
Foto: Eduardo Macarios

Patrimônio: Estado conclui reformas e modernização do Museu Paranaense

A obra aconteceu sem que o Museu fechasse por completo seus espaços ou cessasse sua programação cultural. Desta forma, o público pôde acompanhar de perto todas......

Publicado em

Por CGN

Foto: Eduardo Macarios

O Museu Paranaense (MUPA), mais antiga instituição museal do Estado e terceira mais antiga do País, iniciou em 2022 um processo intenso de restauro e reforma – o primeiro desde que o Museu foi instalado no histórico Palácio São Francisco, há 20 anos. Agora, toda a reforma foi concluída e a comunidade já pode usufruir com mais segurança desse patrimônio material e cultural da cidade, que preserva um acervo de cerca de 500 mil itens.

A obra aconteceu sem que o Museu fechasse por completo seus espaços ou cessasse sua programação cultural. Desta forma, o público pôde acompanhar de perto todas as etapas e usufruir do museu durante o período. As ações previstas no projeto visaram garantir a integridade e preservação do patrimônio histórico tombado, tornando o espaço mais adequado para a realização de ações museológicas e de atividades educativas e culturais.

Dentre as implementações, o projeto executou o restauro das fachadas de todo o edifício, que incluem o complexo histórico e dois prédios anexos; o restauro das cercas e do muro perimetral; a reforma estrutural da passarela que liga os anexos ao complexo histórico; reforma do telhado, dos gradis, venezianas e portas externas em madeira do edifício histórico, além de pinturas internas e correção de rachaduras em seu ático; e impermeabilização total da laje de cobertura dos edifícios anexos.

Além disso, foi executada a readequação geral do sistema elétrico (QD-quadros de distribuição) e fiações, e sistema de segurança; a instalação de circuito de iluminação externa; e a implantação do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).

Todas as ações foram mapeadas pela gestão para garantir a valorização do patrimônio histórico material, tanto pela importância histórica do Palácio São Francisco, como do Museu Paranaense como instituição pública gratuita.

“As ações tiveram como foco a preservação e segurança do bem público, implementadas por meio de um estudo detalhado para corrigir uma série de problemas estruturais, que ao mesmo tempo garantisse que o museu, hoje com mais de 140 mil visitantes anuais, não fechasse ao público em nenhum momento”, explica a arquiteta Gabriela Bettega, diretora do MUPA. A implantação do projeto de reforma e restauro foi realizada mediante incentivos fiscais concedidos pelo Estado do Paraná no âmbito do Programa Paraná Competitivo.

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a relevância dessa entrega para o patrimônio cultural do Paraná. “A conclusão dessa reforma do Museu Paranaense é um marco não apenas pela preservação de um dos espaços mais significativos da nossa história, mas também pelo fortalecimento do acesso à cultura e à memória do nosso povo. O MUPA reflete a riqueza cultural do Paraná, e garantir sua preservação e modernização é investir no futuro e na continuidade do nosso patrimônio”, afirma.

SOBRE O MUPA – Fundado em 1876, o Museu Paranaense comemora neste mês 148 anos. É considerado a primeira instituição científica e cultural do Paraná e guarda um acervo com cerca de 500 mil peças, um dos mais importantes da América Latina. Entre suas coleções estão conjuntos etnográficos, arqueológicos, históricos e artísticos tombadas em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico. Além dos eixos temáticos História, Arqueologia e Antropologia, o MUPA abre espaço para outras narrativas, criando conexão entre as pesquisas científicas e práticas contemporâneas de forma interdisciplinar.

PALÁCIO SÃO FRANCISCO – Prédio construído no Alto São Francisco, em Curitiba, por Júlio Garmatter, para ser residência de sua família. É uma construção eclética, executada entre 1928 e 1929, pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves.

Em 1938, o então interventor do Paraná Manoel Ribas adquiriu a propriedade para instalar a sede do governo estadual. O casarão passou, então, a ser conhecido como Palácio São Francisco. O governo permaneceu no prédio até 1953, quando o executivo ganhou sede no Centro Cívico, hoje Palácio Iguaçu. Em 1961, a edificação serviu ao Tribunal Regional Eleitoral. Em fins de 1986 foi parcialmente restaurado. No ano de 1987, a construção original foi tombada e, em meados de 2002, iniciou-se a restauração do prédio, a reforma do Anexo 1 e a construção do Anexo 2 com o objetivo de abrigar o Museu Paranaense. A inauguração ocorreu em 19 de dezembro de 2002.

O Museu Paranaense está na Rua Kellers, 289, no bairra São Francisco, em Curitiba, e fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Exposição “Vênus como mirada” de Val Souza inaugura neste domingo no MUPA
Conheça a história e os bastidores do Teatro Guaíra, que completa 140 anos em 2024
Pompidou: Cultura divulga imagens de como será o museu de arte de Foz do Iguaçu
Inscrição para Bolsa de Retomada Cultural RS é prorrogada até dia 16
Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove nova série de oficinas gratuitas
Biblioteca Pública do Paraná lança dois novos projetos: Cine BPP e Cante com Livros
"Guaíra do Avesso": público é convidado a conhecer os bastidores do teatro na sexta
Paraná discute diretrizes do audiovisual para os próximos 10 anos em evento do Ministério
Com Isabel Teixeira e Marcos Caruso, peça com texto de Jandira Martini chega ao Guaíra
Orquestra Sinfônica e grupo Música Tátil promovem experiência sensorial para cegos
Orquestra Sinfônica e grupo Música Tátil promovem experiência para pessoas com deficiência visual
Evento marca 65 anos do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular
MON promove oficina de pintura para bebês de 1 a 2 anos
MAC-PR abre chamada pública para propostas educativas, artísticas e de pesquisa
"O Caso": comédia com Otávio Muller e Letícia Isnard terá duas sessões no Guairinha
Balé Teatro Guaíra é sucesso de público e crítica na Dinamarca
Lei Paulo Gustavo no Paraná: Cultura já depositou R$ 73,3 milhões para projetos aprovados
Orquestra da UEL apresenta Mozart, Bennett e Mendelssohn com maestro britânico
Teatro e exposições: confira as atrações dos espaços culturais do Estado para o 7 de setembro
Confira as atrações nos espaços culturais do Estado no feriado de 7 de setembro
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile