AMP
Paraná é o 2º estado mais eficiente do País e melhora índices de solidez fiscalFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

Paraná é o 2º estado mais eficiente do País e melhora solidez fiscal e transparência

O resultado do ranking foi divulgado nesta terça-feira (20) durante o XIII Congresso Brasileiro dos Servidores da Administração Pública (Consad), que acontece em Brasília. E, dos......

Publicado em

Por CGN

Paraná é o 2º estado mais eficiente do País e melhora índices de solidez fiscalFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

A transparência e a saúde fiscal do Paraná são mais uma vez destaques no

Ranking de Competitividade dos Estados

, que o Paraná alcançou a terceira colocação geral pelo quarto ano consecutivo. A edição 2024 da lista elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) mostra um avanço nesses pilares em relação aos índices de 2023. O levantamento analisa o desempenho de cada uma das unidades federativas com base em 10 pilares temáticos — e a Solidez Fiscal e a Eficiência da Máquina Pública são alguns dos pontos cruciais dessa análise. 

O resultado do ranking foi divulgado nesta terça-feira (20) durante o XIII Congresso Brasileiro dos Servidores da Administração Pública (Consad), que acontece em Brasília. E, dos pontos analisados, a eficiência é um dos critérios em que o Estado se saiu melhor, mantendo a segunda colocação apresentada nos últimos dois anos. Com nota 95,2, o Paraná ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul. 

De acordo com a organização do ranking, esse pilar é central na construção de um bom governo, reforçando a legitimidade das organizações democráticas e fazendo com que essa eficiência se reverta em produtividade e ambiente propício para negócios. E foi justamente nos elementos referentes à transparência que o Paraná conseguiu seus principais destaques. 

No Índice de Transparência, por exemplo, o Paraná manteve a quarta colocação obtida em 2023 — o que mostra o quanto esse se tornou um critério fundamental para o Estado. “A transparência é um dos pilares da Controladoria-Geral do Estado, órgão central do Sistema Estadual de Controle do Poder Executivo, que atua como auxiliar na gestão pública. Nossa preocupação é tornar o Estado cada vez mais transparente, estimulando o controle social e a participação da população na administração”, comentou a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva.

Da mesma forma, a Qualidade da Informação Contábil e Fiscal também melhorou. O Ranking de Competitividade 2024 traz o estado avançando duas posições, saltando para 7º, reflexo dos esforços da Secretaria da Fazenda (Sefa) de se adequar seus atos aos exigidos pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICOFI). Dessa forma, o Estado passa a ter não apenas uma máquina mais eficiente, mas também objetiva na sua execução orçamentária.

GESTÃO IGUALITÁRIA – Outro ponto em que o Paraná avançou foi no Equilíbrio de Gênero na Remuneração Pública Estadual. Em 2023, o estado ocupava a 23ª posição e, neste ano, tornou-se o líder do ranking. Isso mostra o compromisso de valorizar os servidores estaduais, colocando o mérito e a entrega acima de qualquer outro critério. 

“O Governo do Paraná é formado majoritariamente por servidoras mulheres, que são 60% do quadro do Poder Executivo Estadual”, explica a diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), Luiza Cabel Corteletti, que destaca que a própria pasta tem 80% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. “Isso demonstra o compromisso do governo de promover uma gestão pública inclusiva e igualitária”.

SOLIDEZ FISCAL – O bom desempenho paranaense no Ranking de Competitividade 2024 também aparece no pilar Solidez Fiscal, que analisa como o governo lida com suas receitas e despesas. Com uma nota 62,7 em uma escala que vai de 0 a 100, o Paraná avançou uma posição em relação ao ano passado e, agora, ocupa a 8ª colocação.

Entre os avanços registrados, o destaque fica com o índice de Solvência Fiscal, que leva em conta a relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. Nesse ponto, a saúde financeira paranaense saltou cinco posições em um ano, passando a ocupar a terceira colocação na lista nacional, atrás apenas de Mato Grosso e Espírito Santo.

O Resultado Primário foi outro ponto alto entre as melhorias obtidas. Ao conquistar a 5ª colocação, o Paraná sobe uma posição em comparação a 2023 e consolida a responsabilidade do governo de manter a balança entre receitas e despesas sempre positiva. O estado também melhorou nos índices Gasto com Pessoal (ocupando o 10º lugar, um acima do ano passado) e Regra de Ouro (Diferença entre as despesas de capital empenhadas e a receita de operações de crédito, dividida pela receita corrente líquida), em que foi da 15ª para a 13ª posição.

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, esses avanços mostram o quanto o Paraná está no caminho certo. “Os resultados do ranking ilustram todo o trabalho e o esforço do Governo do Estado de fazer uma administração consciente e responsável em termos fiscais”, pontua. “Esse é um pilar importante, pois, na prática, os resultados se convertem em desenvolvimento e qualidade de vida para o povo paranaense”, prossegue.

Outro ponto que chama a atenção no resultado da Solidez Fiscal apresentado pelo Paraná no Ranking de Competitividade 2024 é que, mesmo nos índices em que o estado caiu posições, ele segue sendo referência nacional. O exemplo mais claro disso é no Índice de Liquidez, que analisa a relação das obrigações financeiras com seu caixa bruto.

Em 2023, o Paraná liderava o ranking, mas caiu uma posição neste ano. Ainda assim, a segunda colocação mantém o estado entre os melhores resultados do país e como uma das referências nesse critério. 

DESAFIOS – Ao mesmo tempo, os recortes feitos pelo Ranking de Competitividade apontam caminhos para o Paraná para melhorar. Quesitos como os de Dependência Fiscal e Poupança Correntes são desafios que o Estado precisa enfrentar.

O primeiro analisa o grau de relevância que as transferências têm para as receitas correntes totais e, embora ocupe a 9º posição no ranking geral, a queda de duas colocações mostra que ainda há trabalho a fazer. O mesmo acontece com a Poupança Corrente, que mensura se o Estado é capaz de gerar economia líquida nas operações regulares e apresenta uma queda de três posições, em que o Paraná está em 7º no ranking geral após uma queda de três posições.

Outro ponto de atenção é a Taxa de Investimentos. Apesar de o Paraná ter se mantido na 22ª colocação, a intenção é melhorar esse índice, que mede o investimento liquidado em relação à receita corrente líquida. No primeiro semestre de 2024, o Estado quebrou recorde do investimento empenhado, dando um primeiro passo para melhorar seu desempenho no ranking de 2025.

“É um trabalho contínuo de constante aperfeiçoamento”, ressalta Ortigara. “Queremos sempre melhorar e levar esse Paraná sempre tão bem colocado para os paranaenses. E são esses desafios que nos mostram o caminho a seguir”.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Maringá é eleita melhor cidade para se viver no País e Curitiba e Cascavel estão no top 10
Governador cobra celeridade da União para acabar com invasões de terra no Oeste do Estado
Transição de governo é regulamentada em cerca de 1 a cada 5 municípios
Empresas com participação do Estado se destacam entre as 500 maiores do Sul
Governador lamenta morte do desembargador Hamilton Mussi Corrêa
Piana destaca desenvolvimento sustentável do Paraná ao embaixador da Bélgica
Darci Piana assume o Governo do Paraná até sábado
R$ 285 bilhões desde 2019: governador apresenta investimentos no Paraná
Ratinho Junior apresenta avanços econômicos e sociais do Paraná a empresários
Governador Ratinho Junior lamenta a morte do jornalista Luiz Geraldo Mazza
TV Paraná Turismo transmite ao vivo desfile de 7 de setembro neste sábado
Dia da Independência: 6,2 mil pessoas devem desfilar no 7 de setembro em Curitiba
Governo do Estado e Exército abrem comemorações da Semana da Pátria em Curitiba
População paranaense cresceu mais em cidades-polo do interior e na RMC
11,8 milhões de pessoas: IBGE aponta Paraná com a 5ª maior população do Brasil em 2024
Projetos inovadores trarão desenvolvimento econômico, cultural e científico ao Paraná
Governador Ratinho Junior apresenta potenciais do Paraná ao cônsul-geral dos EUA
Governador Ratinho Junior apresenta potenciais do Paraná ao cônsul-geral dos Estados Unidos
Governo oferecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias
Indicadores sociais e de gestão impulsionam Paraná no Ranking de Competitividade 2024
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile