Museu Casa Alfredo Andersen abre a mostra “Conexões”, de Carla Ruschmann
A série, que surge a partir de uma pintura criada como um feng shui de proteção, apresenta também o conceito de geometria sagrada e vesica piscis.......
Publicado em
Por CGN
O Museu Casa Alfredo Andersen, espaço pertencente à Secretaria estadual da Cultura, inaugura em 10 de agosto a exposição “Conexões”, com obras de Carla Ruschmann. A mostra, que fica em cartaz até 15 de setembro, reúne uma série de pinturas que exploram a interseção de dois círculos e o uso da geometria como expressão de conceitos vitais, buscando harmonia entre formas, cores e espaço.
A série, que surge a partir de uma pintura criada como um feng shui de proteção, apresenta também o conceito de geometria sagrada e vesica piscis. “Essa interseção representa a semente, tem a ver com a vida, com duas células que se encontram e criam uma terceira. É uma metáfora da união e da criação, tanto física quanto simbólica”, diz a artista.
Mesmo que a simetria seja um ponto de partida para as pinturas de Carla Ruschmann, em certos momentos a artista busca desvirtuá-la. “Algumas peças parecem simétricas, mas ao utilizar cores diferentes no eixo vertical, a simetria total é rompida, criando uma dinâmica visual”, completa.
Sobre o uso das cores, ela comenta: “Como parto de duas unidades que vão gerar uma terceira unidade, a semente, busco trabalhar com cores contrastantes dentro do círculo cromático, quase como opostos. Isso simboliza o feminino e masculino, ou a diferença entre duas unidades que se buscam complementar”.
A artista diz que sua trajetória na geometria começou ainda na faculdade, quanto gostava de retratar o mar. “Pouco a pouco comecei a geometrizar as formas, ao estilo de Pancetti, mas ainda mais simbólica e matemática”. Mas foi em seu doutorado, na Universidade de Granada, Espanha, que a artista se aprofundou na história da obra geométrica.
SOBRE A ARTISTA – Carla Ruschmann é bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes (Embap) e doutora em Belas Artes pela Universidade de Granada, na Espanha. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Paraná, onde leciona no curso de Licenciatura em Artes.
Serviço:
Abertura: sábado, 10 de agosto, às 10h
Em cartaz até 15 de setembro
Local: Sala Anna de Oliveira – Museu Casa Alfredo Andersen
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou