PL determina que dados da covid-19 enviados ao governo sejam repassados à Câmara

Figueiredo disse ao Estadão que a ideia é que o parlamento divulgue os dados com rapidez. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde atrasou o anúncio...

Publicado em

Por Agência Estado

Para driblar o atraso na divulgação de dados do coronavírus pelo Ministério da Saúde, o líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado André Figueiredo (PDT-CE), apresentará na segunda-feira, 6, um projeto de lei para determinar que os números de contaminados e mortos pela covid-19 sejam repassados pelas secretarias estaduais à Câmara dos Deputados ao mesmo tempo em que são enviados ao governo federal.

Figueiredo disse ao Estadão que a ideia é que o parlamento divulgue os dados com rapidez. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde atrasou o anúncio dos números. O que ocorria ate, no máximo, às 19h, passou a ser divulgado depois das 22 horas, por ordem do presidente Jair Bolsonaro. O próprio presidente chegou a dizer que “acabou a matéria no Jornal Nacional”, referindo-se à impossibilidade de a informação ser dada durante o programa da TV Globo.

“Vamos sistematizar os dados pelo parlamento e daremos a publicidade que o governo não quer dar”, afirmou Figueiredo. “A transparência é um dever do poder público e o presidente da república vem tratando com desdém o sofrimento de 35 mil famílias que perderam entes para o coronavírus”.

Ele disse que números acumulados de casos e mortes pelo coronavírus também deverão ser divulgados pelos deputados. O Ministério da Saúde deixou de divulgar os dados somados. “Temos que divulgar da maneira mais clara para a população”, completou.

Figueiredo condenou ainda a fala do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, que disse que o órgão vai recontar o número de mortos no Brasil vítimas do coronavírus porque os dados atuais seriam manipulados pelos Estados e municípios. “Infelizmente, o governo federal quer desvirtuar um sofrimento notório. Isso mostra a irresponsabilidade com que o governo vem tratando essa pandemia. Se existem números equivocados, com certeza é para baixo”, afirmou.

O deputado rebateu ainda a afirmação de Wizard de que os órgãos estaduais e municipais estariam inflando os números para receber mais recursos federais. Figueiredo lembrou que, dos R$ 60 bilhões do auxílio do governo federal que será repassado para Estados e municípios, apenas R$ 10 bilhões é relacionado com o número de casos de covid-19.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile