AMP

“Cascavel sempre esteve no controle da situação”, diz secretário sobre aumento de casos da Covid-19

Segundo ele a contaminação controlada da população está ocorrendo sem aumento dos internamentos, como "imunização de rebanho"......

Publicado em

Por Mariana Lioto

O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, emitiu um comunicado na manhã de hoje sobre o aumento dos casos de Covid-19. Há alguma semanas o número de confirmações por dia deu um salto, chegando a mais de 30 e até mais de 50 casos positivos em um único Thiago. Ele afirma que a partir dos dados é possível afirmar que Cascavel sempre esteve no controle da situação.

“Quando analisamos os casos ativos, ou seja, excluindo os já recuperados e os óbitos, verificamos que a margem de casos graves sempre esteve sob controle, ou ainda, muito abaixo e longe de levar o sistema de saúde ao colapso. A contaminação controlada da população, a chamada ‘imunização de rebanho’, é positiva desde que não venha acompanhada do aumento de internamentos e da gravidade dos casos”, disse.

Um gráfico divulgado mostra que a partir de meados de maio o número de casos positivos começou a subir , mas sem grande aumento de óbitos e pacientes em UTI. Em 15 de abril, por exemplo, 42,8 dos casos ativos de Covid-19 eram de pacientes que estavam em UTI. Ao longo das semanas mais casos foram confirmados e ontem os pacientes em UTI representavam 7,6% dos casos ativos.

“Se observar a faixa etária dos pacientes contaminados, Cascavel conseguiu até agora preservar os grupos de risco. Ainda, a taxa de letalidade, mostra que em Cascavel, temos o menor número de óbitos por casos confirmados. A explosão de casos confirmados traz insegurança e incertezas, mas analisando friamente os dados, não estaria Cascavel mais uma vez um passo a frente com a população tornando-se imune, uma vez que todos vamos passar por isso mais cedo ou mais tarde até que se tenha uma vacina eficaz? Não é hora de relaxar, não é motivo de comemorar, ainda é extremamente importante manter as medidas de distanciamento em junho, em isolar os grupos de risco, em isolar todos com sintomas gripais, e fazer com que os hospitais continuem com a capacidade operacional dentro dos indicadores ideais. Mas analise os gráficos da taxa de ativos, recuperados e pacientes em UTI e reflitam”.

O município afirma que a taxa de letalidade do vírus comparadas com as cidades do Paraná que já registram óbito é menor. Em Cascavel 1,5% dos pacientes que tiveram covid-19 confirmados por exame faleceram, a média do Paraná é de 3,8%. Veja abaixo o comparativo entre os municípios:

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile