AMP

Alta das bolsas internacionais se espelha na Bovespa

Com a agenda de indicadores esvaziada nesta terça-feira, por enquanto a visão é de que não há nada no radar, inclusive no político, que impeça o...

Publicado em

Por Agência Estado

A alta das bolsas internacionais se espelha nesta terça-feira, 2, no mercado de ações brasileiro, que começou junho com valorização (1,39%). O Ibovespa fechou ontem, o primeiro dia da semana, aos 88.620,10 pontos, ou seja, em alta de 1.222 pontos em relação ao último dia útil (87.402,59 pontos).

Com a agenda de indicadores esvaziada nesta terça-feira, por enquanto a visão é de que não há nada no radar, inclusive no político, que impeça o principal índice da B3 de furar os 90 mil pontos e até mesmo buscar o próximo objetivo calculado por grafistas, que são os 92.300 pontos. “A Bolsa está no caminho de avançar mais”, diz Luiz Roberto Monteiro, operador de mesa institucional da Renascença.

A retomada gradual das economias e sinais de estabilização de alguns indicadores mundiais de atividade explicam a menor aversão a risco externa. O bom humor tem ainda mais respaldo da informação de que a China continuará importando produtos agrícolas dos Estados Unidos, desmentindo relatos da véspera.

A notícia é bem-vinda no momento em que há temores de impasse no acordo comercial fase 1 assinado pelas duas potências em janeiro, de forma a comprometer o crescimento não só dessas nações, mas em âmbito global.

“O cenário hoje está mais positivo no exterior e no Brasil, com reabertura dos negócios no mundo e possibilidade de novos estímulos, deixando, por ora, em segundo plano essas questões manifestos exterior e instabilidade política interna, afirma a analista Sandra Peres, da Terra Investimentos, ao referir-se às tensões nos EUA e internamente, além das preocupações latentes sobre a guerra comercial sino-americana.

Nos Estados Unidos, há uma onda de protestos após a morte de um cidadão negro do país por um policial branco. No Brasil, também houve manifestos no fim de semana contrários e a favor do presidente Jair Bolsonaro. Essas manifestações, avalia Sandra, preocupam pois podem atrapalhar a recuperação que tem acontecido em várias economias do globo e no Brasil, onde várias cidades estão começando a flexibilizar as medidas de isolamento social impostas para conter a disseminação do novo coronavírus.

O reforço da política para esperar pelo menos uma abertura em alta na B3 é a de que o decano Celso de Mello, do STF, arquivou o pedido de apreensão do celular de Bolsonaro. Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) vai avalizar pedido da Polícia Federal (PF) para prorrogar por 30 dias as investigações sobre a suposta tentativa do presidente de interferir politicamente na corporação.

Essas questões foram prorrogadas, mas ainda tem sinal de alerta, pondera a analista da Terra Investimentos, lembrando que hoje começam a ser ouvidos os ativistas pró-governo, denunciados no inquérito que apura as fake news. Além disso, os casos de coronavírus no Brasil ainda estão elevados, apesar de o número de novas mortes ter atingido a marca em torno de 600 em 24 horas, aquém das mil anteriores, mas se aproximando de 30 mil mortes. “O País continua sendo o epicentro da doença na América Latina”, pondera.

As bolsas europeias têm ganhos de até 3,50% (Alemanha) esta manhã, impulsionadas por expectativas de mais ações das autoridades para conter os impactos negativos do novo coronavírus sobre a economia. Em Nova York, no entanto, os sinais são mistos: o Nasdaq cedia 0,08%; o Dow Jones (0,34%) e o S&P (0,14%) subiam, perto das 11 horas. Já o Ibovespa avançava 1,47%, aos 89.921,09 pontos.

A alta das commodities no exterior deve reforçar o otimismo na B3. O petróleo sobe 2% em Nova York, diante da expectativa de que a Opep antecipe sua reunião para esta semana (quinta, 4) para discutir possíveis novos cortes de produção, que aumentou bastante sobretudo refletindo a demanda fraca durante a pandemia. Na China, o minério de fechou com elevação de 0,87%, a US$ 101,32, por tonelada, no porto de Qingdao.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile