AMP
Polícia Penal realiza reestruturação da Colônia Penal Agroindustrial, no Complexo de PiraquaraFoto: Polícia Penal do Paraná

Polícia Penal promove reestruturação da Colônia Penal Agroindustrial em Piraquara

Estas mudanças visam inibir evasões e entrada de ilícitos na unidade, sendo parte fundamental de uma reestruturação em toda a colônia penal que vem sendo desenvolvida......

Publicado em

Por CGN

Polícia Penal realiza reestruturação da Colônia Penal Agroindustrial, no Complexo de PiraquaraFoto: Polícia Penal do Paraná

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) deu mais um passo nas mudanças estruturais que estão sendo realizadas no Parque Agrícola da Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Esta semana marcou o fim das atividades nos alojamentos da unidade e a realocação das pessoas privadas de liberdade para outro setor recentemente construído dentro do mesmo complexo prisional. Neste novo ambiente, os detentos terão espaço mais amplo, seguro e adequado, com pátio de visitas exclusivo e sistema de Circuito Fechado de Televisão.

Estas mudanças visam inibir evasões e entrada de ilícitos na unidade, sendo parte fundamental de uma reestruturação em toda a colônia penal que vem sendo desenvolvida desde o final do ano passado. A área desativada chegou a abrigar cerca de 140 presos do regime semiaberto e que possuíam problemas de convívio.

“Desde o mês de abril, os detentos estão sendo removidos a outros alojamentos na sede da unidade, com a devida separação de perfil criminal e de convivência”, disse o diretor da regional administrativa da Polícia Penal em Curitiba, Emerson Chagas. “Com esta ação, resolvemos um problema histórico no Complexo de Piraquara, pois o parque agrícola sempre foi uma área de difícil controle de segurança por ser um espaço aberto, próxima de uma rodovia e distante da sede da CPAI, tendo sido registrados casos de mal comportamento e outros problemas disciplinares”, explicou.

No final do ano passado, a Polícia Penal iniciou operações para coibir quaisquer transgressões na unidade, impedindo tentativas de fuga e efetuando a detenção de pessoas que tentavam fazer entrega de materiais ilícitos nas imediações do parque agrícola. Estas ações foram pontuais para melhoria na segurança da unidade e também para a população residente nas proximidades.

Os alojamentos que foram fechados nesta semana ficarão à disposição para instalação de canteiros de trabalho, absorvendo assim a mão de obra das pessoas privadas de liberdade. Atualmente, a Colônia Penal Agroindustrial possui aproximadamente 415 custodiados, número que possui variação diária.

Segundo o diretor Juliano Prestes, a reclassificação e estruturação da colônia penal conta com três alojamentos exclusivos para custodiados do regime fechado, todos eles trabalhando nas indústrias internas da unidade, na Prefeitura de Piraquara e também dentro do Projeto Mãos Amigas, todos com uso de tornozeleira eletrônica. Também há uma estrutura específica para alojar presos por crimes sexuais que estão em regime semiaberto, além dos alojamentos para detentos faccionados, sendo um destes prédios construídos recentemente para realocar as PPLs removidas do Parque Agrícola. “Estamos em um processo de harmonização do regime semiaberto e visamos, também, ampliar o regime fechado para que os detentos possam estar aplicados em canteiros de trabalho”, explica Prestes.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

PMPR apreende mais de meia tonelada de maconha em abordagem a veículo
PCPR prende suspeitos por adulteração de farelo de soja destinado à exportação
Mortes cometidas por policiais em serviço aumentam 78,5% em São Paulo
PMPR apreende 300 quilos de agrotóxicos contrabandeados em Cruzeiro do Oeste
PCPR apreende 12 toneladas de fios elétricos fora do padrão em Quatro Barras
PCPR prende 14 pessoas em operação de combate ao tráfico de drogas em Nova Esperança
Homem mata três, fere dez e é encontrado morto em Novo Hamburgo
Tecnologia contra o crime: drone térmico da PMPR encontra fugitivos no meio da mata
PCPR prende seis pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Noroeste do Estado
CFM: a cada três horas, um médico é vítima de violência no Brasil
171 anos da PCPR: governador destaca modernização e eficiência da corporação
PMPR fará treinamento contra crimes violentos em São José dos Pinhais
PCPR na Comunidade leva serviços para população de três municípios do Paraná
PCPR e PF deflagram operação contra grupo que sequestrou e agrediu vítimas
Roubos de celular e de veículos e assaltos a ônibus aumentam no Rio
Delegacia que soluciona crimes antigos aumenta 76,5% número de prisões em 2024
PCPR apreende 946 galões de óleo lubrificante falsificado em Umuarama
PMPR prende dupla com quase meia tonelada de maconha em Foz o Iguaçu
Polícia Penal do Paraná promove curso de drones para outras forças de segurança
PCPR apreende R$ 10 milhões em medicamentos falsificados de tratamentos estéticos
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile