Arsesp reduz em 12,1% tarifas de gás natural para clientes industriais da Comgás

Os percentuais de redução nas tarifas variam conforme o mercado consumidor e o volume de gás demandado. A redução na tarifa do Gás Natural Veicular (GNV)...

Publicado em

Por Agência Estado

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) reduziu hoje as tarifas da Comgás, maior distribuidora de gás do Brasil, no âmbito do processo de reajuste tarifário da concessionária. O principal fator que provocou a queda das tarifas de gás foi a diminuição dos custos da molécula e do transporte, atrelados ao preço do petróleo e à variação da taxa de câmbio, conforme o contrato de compra do insumo da Petrobras.

Os percentuais de redução nas tarifas variam conforme o mercado consumidor e o volume de gás demandado. A redução na tarifa do Gás Natural Veicular (GNV) foi de 14,6%. Na indústria, a queda foi de 12,1% em média, chegando até 13,3% para consumo de 1 milhão de metros cúbicos por mês (m?/mês). Já as tarifas para o comércio diminuíram 1,8%, em média. No segmento residencial, a redução foi de 1,1% para consumo de 7 m?/mês (equivalente ao uso de um fogão).

Esta é a segunda diminuição das tarifas da Comgás em 2020. Considerando a redução anterior, ocorrida em março de 2020, as quedas acumuladas são de 16,9% para o GNV, 14,1% para a indústria, 2,9% para o comércio e 2% para o residencial (com consumo de 7 m?/mês).

De acordo com a Arsesp, a margem de distribuição, que remunera a concessionária, foi reajustada em 6,2%, o que corresponde à variação do IGP-M entre maio de 2019 e abril de 2020, descontada de um fator de compartilhamento de ganhos de eficiência, o Fator X. As novas tarifas são válidas a partir de 31 de maio. A Comgás fornece gás para mais de 2 milhões de clientes em 90 municípios no Estado de São Paulo, dentre os quais cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile