Deixa pra lá – por Caio Gottlieb

Mesmo com a supressão dos trechos mais ofensivos no arquivo liberado pelo STF, boa parte dos comentários acabou vazando e o Palácio do Planalto já havia...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Mais do que o desgaste político interno, o maior temor que o presidente Jair Bolsonaro tinha com a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril era o abalo que as críticas feitas à China por alguns participantes do fatídico encontro poderia provocar nos negócios do Brasil com o seu maior parceiro no comércio exterior.

Mesmo com a supressão dos trechos mais ofensivos no arquivo liberado pelo STF, boa parte dos comentários acabou vazando e o Palácio do Planalto já havia até se preparado para dar muitas explicações e pedir mil perdões aos chineses.

Entretanto, surpreendentemente, horas depois que o vídeo veio a público mostrando diversos trechos de falas pouco amistosas sobre o país, a Embaixada da China, sem fazer qualquer referência às besteiras ditas na reunião, destacou em nota a importância da parceria que mantém com o Brasil.

Diz o texto do comunicado: “A China e o Brasil são parceiros estratégicos globais. Ao longo dos 46 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas, as cooperações sino-brasileiras têm alcançado resultados abrangentes em um ritmo acelerado”.

Ou seja, do mesmo modo como o conteúdo geral da gravação, ao contrário do que se esperava, não gerou grandes traumas para o governo, a montanha também neste caso pariu apenas um rato.

Os chineses já devem ter chegado à conclusão de que se forem se sentir ofendidos toda vez com que são distinguidos com alguma declaração desairosa motivada pela pandemia do novo coronavírus, cuja culpa é a eles atribuída, vão ter que brigar com o mundo inteiro.

Dá menos trabalho fingirem-se de surdos.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile