AMP
Foto: IDR-PARANÁ

Propriedade rural de Apucarana vira referência regional na produção de tomate orgânico

Toda a produção da propriedade, de 1,5 alqueire, é vendida na Feira do Produtor, mercados e sacolões de Apucarana, Associação de Produtores de Uraí e para......

Publicado em

Por CGN

Foto: IDR-PARANÁ

Odete e José Valdomiro da Silva são produtores de tomate orgânico em Apucarana. A produção sem agrotóxicos começou em 2018 e desde então o casal tem conseguido não apenas se manter, como também gerar trabalho para seus filhos. A boa produtividade e lucratividade do cultivo chamam a atenção. Ao todo, os produtores cultivam 13.500 pés de tomate em nove estufas. Cada uma delas produz, num período de três meses, 340 caixas de 20 kg tomate.

Toda a produção da propriedade, de 1,5 alqueire, é vendida na Feira do Produtor, mercados e sacolões de Apucarana, Associação de Produtores de Uraí e para uma empresa de produtos orgânicos de São Paulo. Segundo o casal, algumas vezes falta produção para atender aos pedidos.

A produção chamou a atenção do prêmio Orgulho da Terra 2023, que deu ao casal a vitória na categoria agricultura orgânica,. A premiação é organizada pelo Grupo RIC, em parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar-Emater) e Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

Nesta semana o casal também recebeu agricultores e estudantes da região para uma Tarde de Campo. Os visitantes puderam conhecer toda a rotina do trabalho na propriedade. O evento foi dividido em quatro baterias por onde passaram 162 visitantes de treze municípios. Segundo Felipe Machado de Freitas, técnico do IDR-Paraná, os participantes da atividade conheceram a unidade de processamento de hortaliças, com licença sanitária, instalada na propriedade. Também discutiram a implantação, manejo e viabilidade econômica do tomate orgânico.

Freitas diz que o cultivo orgânico trouxe muitas vantagens para o casal. “Eles não queriam mais lidar com defensivos agrícolas. Com o cultivo orgânico conseguiram reduzir o custo da propriedade em 60%. Eles criaram um sistema e agora produzem tomate em quantidade e qualidade”, explicou o extensionista. Ele lembrou que os agricultores fazem a rotação de cultura com o plantio de abobrinha, pepino e outras olerícolas na mesma área.

Em outras duas baterias os visitantes tiveram informações a respeito da importância da qualidade de mudas e porta-enxertos, além de conhecerem a variedade de tomate cereja “bosco”.

Para Freitas, a Tarde de Campo foi importante para divulgar a tecnologia e as peculiaridades do trabalho com a agricultura orgânica. “Na região de Apucarana o interesse pela produção orgânica tem aumentado nos últimos anos, mas ainda estamos no início. Nessa propriedade temos também um bom exemplo de sucessão familiar, já que os filhos, que moravam fora, deixaram de trabalhar em granjas de terceiros para ajudar os pais no cultivo de tomate”, contou.

Além da redução de custos, Freitas destacou que a produtividade do cultivo chega a 6,6 quilos de tomate por planta, o que é considerado um resultado muito bom.

Dona Odete comemorou a Tarde de Campo realizada na propriedade. “Foi muito importante o pessoal conhecer como a gente produz. Ver que a produção orgânica não dá mais trabalho, só tem que ter mais cuidado. Estou muito satisfeita. Antes eu até ia parar com a agricultura, mas o Felipe nos incentivou e fizemos o plantio orgânico”, ressaltou a produtora.

A propriedade tem certificação participativa para a produção orgânica da Ecovida. Eles participam do grupo Gurucaia que tem sete famílias de produtores de Apucarana e Arapongas, três já certificados e quatro em processo de transição do sistema convencional para o orgânico. A Tarde de Campo foi realizada pelo IDR-Paraná e com o patrocínio da Líder Agrícola; Enza Zaden; prefeitura de Apucarana; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana; e Domene Agro.

ORGULHO DA TERRA – O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa que para valorizar produtores rurais e técnicos agrícolas comprometidos com as boas práticas do agronegócio, que levam em conta os pilares social, ambiental e econômico. Além da agroecologia, a terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra premiou, também, as seguintes categorias: aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Governador em exercício destaca força do agro paranaense em visita à Expoingá
Com apoio da Ceasa, Paraná envia nova remessa com mais 400 toneladas de doações ao RS
Boletim Agrometeorológico de abril aponta chuvas acima da média e boas condições na safra
Dia das Mães: produção de rosas dobrou de tamanho no Paraná na última década
IDR-PR leva Vitrine do Biogás e do Biometano à Expoingá 2024
Piana destaca importância da tecnologia no agronegócio na abertura da Copacol Agro
Agroecologia, turismo rural e inovações no campo são temas do Estado na 50ª Expoingá
Agroecologia, turismo rural e inovações no campo são temas do IDR-Paraná na 50ª Expoingá
Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná, projeta boletim do Deral
Estados do Sul debatem formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa na agricultura
Com investimento do Estado, Pato Branco vai construir Restaurante Popular
Campanha de atualização de rebanhos começa nesta quarta-feira no Paraná
Governo do Estado divulga pesquisa com preços das terras agricultáveis no Paraná
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde na produção de feijão
Com apoio do Estado, 17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro
Ceasa de Londrina estará aberta na próxima quarta-feira, dia 1º de maio
Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria
Estado e Ocepar estudam estratégias para transformar o feijão em produto de exportação
Mais um frigorífico do Paraná é habilitado para exportar frango halal para a Malásia
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile