Cinco dos nove grupos do IPCA-15 têm deflação em maio, diz IBGE

As quedas ocorreram nos grupos Transportes (-3,15%), Habitação (-0,27%), Saúde e Cuidados Pessoais (-0,13%), Despesas pessoais (-0,09%), Vestuário (-0,20%)....

Publicado em

Por Agência Estado

Cinco dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram deflação em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As quedas ocorreram nos grupos Transportes (-3,15%), Habitação (-0,27%), Saúde e Cuidados Pessoais (-0,13%), Despesas pessoais (-0,09%), Vestuário (-0,20%).

Por outro lado, houve aumentos em Alimentação e Bebidas (0,46%), Educação (0,01%), Comunicação (0,22%) e Artigos de Residência (0,45%).

Em Artigos de Residência, houve aumentos nos itens TV, som e informática (2,81%) e eletrodomésticos e equipamentos (0,89%). Os itens de mobiliário ficaram 1,82% mais baratos.

Regiões

Todas as 11 regiões pesquisadas pelo IBGE tiveram deflação em maio. A baixa menos intensa foi a da Região Metropolitana de Fortaleza, que teve queda de 0,23%. As altas nos preços da cebola (43,87%) e das carnes (2,94%) reduziram a intensidade da deflação no local.

O menor resultado foi o da Região Metropolitana de Curitiba, deflação de 1,12%, com recuos nos preços dos combustíveis (-10,86%), especialmente da gasolina (-10,35%), e das passagens aéreas (-24,48%).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X