Fitch reitera rating AA- da França e vê perspectiva estável, mas alerta para dívida em alta

A instituição reduziu a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) francês este ano, de 1,1% para 0,8%, diante dos efeitos da fraqueza da...

Publicado em

Por Agência Estado

A Fitch Ratings reiterou em AA- a nota soberana de longo prazo em moeda estrangeira da França, com perspectiva estável. Segundo a agência, a avaliação é sustentada pela economia grande e diversificada do país europeu, apesar da crescente dívida pública e uma dificuldade em implementar consolidação fiscal.

A instituição reduziu a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) francês este ano, de 1,1% para 0,8%, diante dos efeitos da fraqueza da economia da Alemanha. Para 2025, a Fitch espera uma expansão mais forte de 1,5%, em um cenário de juros e inflação mais baixos.

A agência afirma que a França tem o segundo maior nível de dívida geral do governo como proporção do PIB entre os soberanos com rating AA, em 110,6% no final de 2023. A previsão é de que essa métrica suba a 112,8% até 2027, de acordo com a análise.

“A França mantém o acesso a mercados de capitais profundos e líquidos, tanto a nível interno como externo, o que mitiga em grande medida os riscos decorrentes da eliminação progressiva por parte do BCE dos seus programas de compra de ativos”, acrescenta.

A Fitch ressalta ainda que considera improvável que o governo francês consiga manter o déficit fiscal abaixo do teto de 3% estabelecido pela União Europeia.

A rival Moody’s também concluiu hoje a revisão periódica da nota Aa2 da França, mas não tomou nenhuma ação de rating. De acordo com a agência, reformas estruturais começaram a lidar com os desafios como desemprego alto no país, mas o progresso pela sustentabilidade da dívida pública ainda é limitado.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile