AMP
Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral. Curitiba, 26/04/2024. Foto: Luiz Costa/SMCS

Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral

Cor começa a mudar na "Rua do Outono" e Prefeitura de Curitiba pede cuidado à população que for fazer fotos e vídeos no local......

Publicado em

Por CGN

Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral. Curitiba, 26/04/2024. Foto: Luiz Costa/SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

Os 264 estudantes da rede municipal de ensino curitibana que participam do projeto Eleitor do Futuro nos grêmios estudantis de 26 escolas foram diplomados nesta sexta-feira (26/4), durante solenidade no Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR). Os grêmios são organizações, formadas por estudantes da escola, que representam o interesse deles com finalidades cívicas, culturais, educacionais, desportivas e sociais.

A diplomação é a etapa em que o Tribunal Eleitoral reconhece que a escolha do candidato (ou chapa) foi legítima e, portanto, ele está apto a tomar posse do cargo/função para o qual foi eleito.

Atualmente, são 26 escolas municipais com grêmios, que envolvem mais de 10 mil estudantes.

“É muito bom poder participar em decisões que envolvem toda a escola”, comentou Ana Júlia Grijota, do 9ª ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal CAIC Cândido Portinari, na CIC. “Escolhemos solicitar reformas na quadra, por exemplo”, contou a estudante Gabrielle Caroline.

A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, que representou a secretária Maria Sílvia Bacila, destacou a importância da parceria com o TRE.

“São lições de cidadania que já formaram muitos estudantes”, disse Andressa.

O presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, explicou que é importante que os estudantes entendam como se escolhe um candidato, suas propostas, como funciona a urna eletrônica. “São lições para o futuro, sobre como é possível participar das escolas da sociedade”, destacou o desembargador.

Eleitor do Futuro

A ação integra o Programa Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral, que tem nas escolas públicas e particulares o seu público-alvo e promove a educação política de estudantes, por meio de diversas atividades voltadas à aprendizagem da cidadania e da democracia.

Presenças

Participaram a juíza Cristine Lopes; a promotora de Justiça Beatriz Spindler; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente de gestão escolar, Simone Winters; os chefes dos Núcleos Regionais da Educação; e diretores das escolas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile