AMP
Sanepar alerta para possível rodízio em Goioerê pela perda de vazão dos mananciaisFoto: Prefeitura de Goioerê

Sanepar alerta para possível rodízio em Goioerê pela perda de vazão dos mananciais

Com isso, a Sanepar alerta a população de Goioerê para economizar água e não descarta a possiblidade de implantação de rodízio no sistema de abastecimento de......

Publicado em

Por CGN

Sanepar alerta para possível rodízio em Goioerê pela perda de vazão dos mananciaisFoto: Prefeitura de Goioerê

Com as novas ondas de seca, o principal poço e com maior capacidade de produção em Goioerê, perfurado na região de Jaracatiá, teve sua vazão reduzida em 50%. Além do volume reduzido de chuvas nas áreas de recarga desse poço, pelo menos outros três poços foram perfurados na mesma região para outros usos (industrial, comercial e agrícola). Os outros quatro poços e a mina, que completam o abastecimento, também estão com o volume de água abaixo da vazão normal.

Com isso, a Sanepar alerta a população de Goioerê para economizar água e não descarta a possiblidade de implantação de rodízio no sistema de abastecimento de água para os próximos dias. A redução do consumo deve girar em torno de 20%.

A Sanepar já adotou medidas emergenciais para complementar o abastecimento, como manobras no sistema e o transporte de água por meio de caminhões-pipa, e estuda outras alternativas para mitigar os efeitos da redução das vazões. Porém, para que as medidas surtam efeito é preciso a colaboração de todos em reduzir o consumo de água.

A demanda média diária de produção do sistema é de seis milhões de litros de água por dia. Atualmente, a produção dos poços e da mina totaliza cinco milhões de litros/dia. O déficit entre a produção e a demanda de água da cidade chega a quase 17%, mesmo com o auxílio diário dos caminhões-pipa.

NOVO POÇO – No cronograma de investimentos da Sanepar foi previsto e perfurado mais um poço para contribuir com o abastecimento da cidade. As obras para a interligação dessa unidade ao sistema existente estão em fase de licitação. Será necessária a implantação de uma adutora de 5,6 quilômetros, com diâmetro de 200 milímetros, que vai transportar a água a água até o Centro de Reservação da cidade.

USO RACIONAL – O alerta da Sanepar é para que a população faça uso racional da água, priorizando a utilização para a alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

Dicas para economia de água:

DIMINUIR O TEMPO DE BANHO – Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminuir esse tempo para cinco minutos economiza 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

DENTES E BARBA – Manter a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba é uma orientação constante. Em apenas dois minutos de torneira aberta, o usuário gasta em torno de13 litros de água.

VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Colocar dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência.

LAVAR LOUÇA – O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água.

CARRO E CALÇADAS – Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. 

VAZAMENTOS – Fique atento e conserte eventuais vazamentos. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Com a estiagem, Sanepar implanta rodízio no abastecimento em Goioerê
Sanepar amplia produção de água para Dois Vizinhos com captação no Aquífero Guarani
Sanepar orienta moradores de 2,2 mil imóveis de União da Vitória sobre ligação de esgoto
Para facilitar atendimento, Sanepar abrirá Centrais de Relacionamento neste sábado
Com 409 participantes, programa de aprendizagem da Sanepar abre espaço aos jovens
Sanepar promove oficina de educação financeira a mulheres de Pato Branco
Sanepar vai vistoriar ligações de esgoto em 2 mil imóveis de Centenário do Sul
Com adequações na RMC, Sanepar avança na entrada no mercado livre de energia elétrica
Sanepar vai estudar produção de combustível de aviação a partir do lodo de esgoto
Engenheiros da Sanepar apresentam ações para redução de perdas de água na Espanha
Planta de secagem térmica de lodo de esgoto da Sanepar leva prêmio nacional de biogás
Sanepar é eleita a melhor do mundo em ações para a universalização do saneamento
Sanepar é a melhor do mundo em ações para a universalização sustentável do saneamento
Maratona da Sanepar em Cascavel reuniu mais de 2 mil atletas; confira os vencedores
Em ação contra a dengue, Sanepar reúne mil voluntários e faz mutirão em 28 cidades
Sanepar avança em parceria para produzir hidrogênio verde com tecnologia europeia
Sanepar promove oficinas sobre horta e plantas medicinais em Santa Izabel do Oeste
Maratona Avenida Brasil em Cascavel começa com a entrega de kits a partir desta sexta
Sanepar abre licitação para contratar agências de publicidade
Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile