Petrobras: acionistas elegem Marcelo Gasparino e José João Abdalla como membros do CA

Gasparino obteve 7,14 bilhões de votos, sendo o mais votado do pleito. Já Abdalla obteve 7,1 bilhões de votos. Na eleição por voto múltiplo, o número...

Publicado em

Por Agência Estado

Os acionistas da Petrobras elegeram o advogado Marcelo Gasparino e o empresário José João Abdalla como membros do Conselho de Administração da estatal na eleição por voto múltiplo.

Gasparino obteve 7,14 bilhões de votos, sendo o mais votado do pleito. Já Abdalla obteve 7,1 bilhões de votos. Na eleição por voto múltiplo, o número de votos é multiplicado pelo número de vagas disponíveis e há livre alocação nos candidatos para essa disputa, com os nomes enviados pelo mercado disputando com aqueles indicados pela União.

Matematicamente, para se eleger conselheiro por voto múltiplo, é necessário obter 5,16 bilhões de votos, segundo a mesa diretora da AGO.

Com isso, os minoritários garantiram quatro vagas entre as 11 do colegiado. Uma quinta cadeira é da representante dos funcionários, Rosângela Buzzanelli, e as outras seis vagas deverão se preenchidas por indicados da União nos próximos instantes.

Restrições

De acordo com o Comitê de Pessoas (Cope) da estatal, tanto Gasparino como Abdalla terão de se abster em casos que envolvam conflitos de interesse, em especial votações relacionadas a negócios de geração de energia limpa, devido a sua participação em outras empresas voltadas a essa atividade, caso da Eletrobras.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile