AMP
Com estreia no Colégio Agrícola da Lapa, Estado, Faep e Sebrae farão maratonas de inovaçãoFoto: CEEP/Lapa

Com estreia no Colégio Agrícola da Lapa, Estado, Faep e Sebrae farão maratonas de inovação

“Os alunos dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico Agrícola e Técnico em Agronegócio da Lapa e região vão dar respostas efetivas a este desafio proposto porque já......

Publicado em

Por CGN

Com estreia no Colégio Agrícola da Lapa, Estado, Faep e Sebrae farão maratonas de inovaçãoFoto: CEEP/Lapa

O Colégio Agrícola da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebe neste sábado (27) o primeiro de uma série de eventos do projeto Ideathon, que incentiva jovens a desenvolverem novas ideias e soluções para os problemas reais do agronegócio estadual. Em parceria com o Sistema Faep/Senar/PR e Sebrae/PR, os alunos dos 26 colégios agrícolas e florestais do Paraná, divididos em equipes, participarão de desafios, com o objetivo de pensar, juntos, em soluções viáveis para situações que envolvam o setor e transformá-las em negócios.

“Os alunos dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico Agrícola e Técnico em Agronegócio da Lapa e região vão dar respostas efetivas a este desafio proposto porque já provaram como são capazes, com implementação de projetos já apresentados em feiras, exposições e que, em muitos casos, têm mudado a realidade em suas regiões, o que nos enche de orgulho”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Essa nova fase na busca por inovações no campo vai percorrer todo o Paraná, fomentando ideias inovadoras a partir da criatividade dos alunos dos colégios agrícolas, escolas técnicas de nível médio e instituições de ensino superior. 

Nesta primeira etapa, que está sendo considerada piloto, a ideia é renuir, além dos estudantes do Colégio Agrícola da Lapa, estudantes de colégios agrícolas de outros municípios: Castro, Cruz Machado, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro e São Mateus do Sul. Cada entidade vai indicar 10 alunos que, no dia do evento, participam de equipes mistas, já que o objetivo não é incentivar a competição, mas a soma de ideias.

“O evento na Lapa terá um desafio específico e os participantes serão estimulados a trabalhar em equipe. O Ideathon é uma forma de levar o dia a dia de um produtor rural aos estudantes e que esses possam vivenciar um pouco mais da prática, não ficar apenas a teoria”, afirma o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema Faep/Senar/PR, Jefrey Albers.

O Sebrae-PR será responsável pela parte metodológica do Ideathon, contribuindo para o fomento de negócios inovadores. “Trabalhamos para posicionar o Paraná como um polo de soluções disruptivas e o Ideathon permite que tenhamos um olhar diferenciado para os problemas do setor. Teremos vários participantes focados em criar soluções inovadoras e o agronegócio ganha com isso”, analisa Rafael Tortato, coordenador do projeto Startup no Sebrae-PR.

DINÂMICA – Cada encontro do Ideathon deve reunir entre 50 e 60 pessoas, divididas em equipes de 10 e 12 integrantes. Cada um deles terá um tema diferente divulgado somente no dia do evento. A programação conta com um momento para a apresentação das ideias e os autores das três melhores serão premiados com aparelhos celulares. Além disso, o Sebrae vai treinar as equipes vencedoras, o que pode significar a transformação do projeto em negócio. 

CAMPO MOURÃO – No dia 8 de junho, está confirmada a realização da segunda etapa no município de Campo Mourão, dentro do IV Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (Fati), encontro tradicional do setor na região. Dessa etapa, participarão alunos de colégios agrícolas do município e entorno, além de estudantes de universidades da região, poderão participar.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Colégio estadual de Rio Branco do Sul ganha salas de aula de material sustentável
Paraná x Japão: exame evidencia qualidade do ensino de programação no Estado
Governador assina ordem de serviço para retomada das obras do CEEP de Colorado
Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
Estão abetas as inscrições para exame da EJA do Ensino Médio
Intercâmbio: inscrições do programa Ganhando o Mundo são prorrogadas até 26 de abril
Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
Semana cultural amplia visibilidade de colégios indígenas de Diamante D’Oeste
Escolas estaduais em Curitiba receberão R$ 33 milhões em obras e equipamentos
Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
Paraná recebe Selo Resgata por três iniciativas com pessoas privadas de liberdade
Com quase 8 mil interessados, Ganhando o Mundo 2025 chega à última semana de inscrições
Com investimento de R$ 78 milhões, Fundepar entrega nova remessa de alimentos às escolas
Capacitações reúnem em Foz do Iguaçu 800 professores e técnicos pedagógicos
Seminário de cooperação amplia parceria entre Estado e municípios pela alfabetização
Fundepar lança concurso de Arquitetura para construção de planetário no Parque da Ciência
Livro O Avesso da Pele voltará às escolas de Goiás e do Paraná
Nova campanha alerta comunidade escolar sobre importância da frequência
Campanha conscientiza comunidade escolar sobre importância da frequência
Com redações, alunos de colégio de Campo Magro criaram livro para combater o bullying
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile