AMP
Foto: Reprodução Facebook

Delegado e ex-escrivão da PCDF é preso por liderar esquema criminoso

As investigações indicam que o delegado era o mentor e articulador do chamado “gabinete do crime”. Natural de Brasília, Geordan foi nomeado para o cargo de...

Publicado em

Por Silmara Santos

Foto: Reprodução Facebook

O delegado Geordan Antunes Fontenelle Rodrigues, que já atuou como escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) entre 2014 e 2018, foi preso durante a Operação Diaphthora, deflagrada pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso na última semana. Rodrigues é apontado como mentor de um esquema criminoso que operava na delegacia da qual era titular, no município de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso.

As investigações indicam que o delegado era o mentor e articulador do chamado “gabinete do crime”. Natural de Brasília, Geordan foi nomeado para o cargo de escrivão da PCDF em julho de 2014, após ser aprovado em concurso do ano anterior. Em 2016, ele foi promovido a escrivão-chefe de plantão, da Coordenação Regional de Polícia Metropolitana. Em 2018, o policial deixou a corporação para assumir outro cargo público, conforme consta no Diário Oficial do DF.

Além de sua passagem pela PCDF, Rodrigues também atuou na Polícia Civil de Goiás e do Pará. Em 2020, tentou se eleger vereador pela cidade de Redenção (PA), sem sucesso. O agente ainda ministrava palestras e chegou a dar aula em cursos preparatórios para concurso.

O esquema criminoso liderado por Rodrigues envolvia a negociação de vantagens para liberar bens apreendidos, a exigência de pagamento de “diárias” para presos e a cobrança de propina para definir o destino de inquéritos que tramitavam na delegacia. Segundo as investigações, o “gabinete do crime” envolvia ainda advogados e garimpeiros da região. O grupo é investigado por corrupção passiva, associação criminosa e advocacia administrativa.

A PCDF confirmou que Geordan não faz mais parte dos quadros da corporação.

Com informações de Metrópoles.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile