AMP
Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no ParanáFoto: SETU-PR

Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no Paraná

Os dados são de registros feitos pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF). Eles somam desembarques por vias......

Publicado em

Por CGN

Circulação de turistas estrangeiros aumentou 36% no primeiro trimestre no ParanáFoto: SETU-PR

O Paraná registrou no primeiro trimestre deste ano a entrada de 360.397 turistas estrangeiros, o que representa um aumento de 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 264.235 visitantes de ouros países vieram ao Estado. Somente no mês de março, o aumento foi de 74% – 89.266 pessoas contra 51.222 no mesmo mês do ano passado.

Os dados são de registros feitos pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF). Eles somam desembarques por vias terrestre, marítima e aérea. Segundo o levantamento, o Paraná é o 4º estado que mais recebeu turistas internacionais de janeiro a março, ficando atrás de São Paulo (657.288), Rio Grande do Sul (561.520) e Rio de Janeiro (491.587). A maioria entrou no Estado por via terrestre (344 mil).

Para o secretário estadual do Turismo (Setu), Márcio Nunes, o crescimento é reflexo de políticas públicas, como a chegada de navios de cruzeiros ao Estado, através do Porto de Paranaguá, que contaram com grande aprovação do público. De acordo com ele, os atrativos de natureza do Paraná têm chamado cada vez mais a atenção de turistas internacionais. Desde 2022, o Estado já recebeu 1,6 milhão de turistas estrangeiros.

“O Paraná possui muitas opções nesse segmento. O turismo acontece quando se cria o desenvolvimento, quando o dinheiro circula de um estado ou de um país para outro. Ou seja, no momento em que se consegue transformar atrativos naturais em geração de emprego e renda, melhorando a vida das pessoas”, disse Nunes. Ele ainda afirmou que a expectativa é ampliar o movimento nos próximos meses após as confirmações da conexão direta Curitiba – Assunção, Curitiba – Buenos Aires e Curitiba – Santiago.

De acordo com Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria estadual do Turismo, os números também refletem o trabalho de aproximação com instituições que atuam com o turismo de outros países. “O aumento da vinda de espanhóis para o Paraná, por exemplo, pode ser entendido como reflexo da nossa participação na 44ª edição da Feira Internacional do Turismo (Fitur), onde conseguimos estreitar essa relação com empresas que atuam na emissão de turistas mundo afora”, disse.

PAÍSES – O Paraguai permanece na posição de país que mais enviou turistas ao Paraná nos três primeiros meses deste ano, com 165.142. Em seguida, aparecem Argentina (97.544), Estados Unidos (13.456), Chile (11.126), Reino Unido (6.002), Uruguai (5.646), Espanha (5.542), Alemanha (5.427), Coreia do Sul (4.971) e França (4.855).

Houve aumento significativo no número de turistas da Espanha (145%) e da Coreia do Sul (139%) em relação ao ano passado. Outros países que tiveram aumento no envio de turistas ao Paraná foram Estados Unidos (83%), França (81%), Reino Unido (80%) e Chile (69%).

CRESCIMENTO MENSAL – Além de março, que teve crescimento de 74%, janeiro e fevereiro deste ano superaram, em 27%, os mesmos meses de 2023. Foram 164.530 turistas no primeiro mês deste ano, contra 129.310 em 2023. Em fevereiro o Paraná recebeu 106.601 turistas estrangeiros, contra 83.703 no ano passado

BRASIL – O Brasil, de acordo com a Embratur, registrou o melhor mês de março em relação à entrada de turistas internacionais da série histórica, iniciada em 1989. Foram 740.483 visitantes, número 1,6% maior que o recorde anterior, de 2018, antes da pandemia, quando foram contabilizadas 728.742 turistas estrangeiros. Na comparação com março de 2023, quando o Brasil recebeu 577.215 turistas de fora, o crescimento foi de 28,8%. Em comparação com março de 2019, pouco antes do início da pandemia, o crescimento foi de 21,1%.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

3,4 mil agentes de viagens já foram capacitados para ofertar pacotes turísticos paranaenses
Governo do Paraná e Airbnb lançam rota para promover turismo sustentável no Litoral
Rio de Janeiro terá rotas turísticas literárias da Embratur
Embratur lança roteiro com principais pontos turísticos do Rio
Primeira Jornada Regiões Turísticas fortalece potencial do setor no Sudoeste
Paraná vai sediar Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Grande Reserva Mata Atlântica vence prêmio internacional de turismo responsável
Fórum do Turismo Religioso do Paraná segue com inscrições abertas
Paraná prospecta novos negócios no maior evento de turismo da América Latina
Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, a partir do Aeroporto Afonso Pena
Viaje Paraná participa de encontro com 350 motorhomes em Santa Helena
Pato Branco sedia a 1ª edição da jornada que prevê aproximação das Regiões Turísticas
Seminário vai discutir ações para inserir Prudentópolis na rede mundial de geoparques
Turismo no estado Rio deverá ser acessível a pessoas com autismo
Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa
De olho nos cruzeiros: comitiva do Paraná conhece sistema de embarque da Royal Caribbean
Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile