Masp abre mão do vermelho durante restauro do prédio de Lina Bo Bardi

O projeto de restauro, o primeiro significativo desde a inauguração do edifício em 1968, segue rigorosos critérios de preservação patrimonial. Miriam Elwing, gerente de Projetos e...

Publicado em

Por Agência Estado

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) deu início na segunda-feira, 22, ao projeto de restauração do Edifício Lina Bo Bardi, que compreende os pórticos vermelhos e a laje de cobertura do vão livre. De acordo com nota divulgada para a imprensa, as intervenções não afetarão o funcionamento do museu, permitindo que o acesso às coleções e exposições permaneça disponível para o público.

O projeto de restauro, o primeiro significativo desde a inauguração do edifício em 1968, segue rigorosos critérios de preservação patrimonial. Miriam Elwing, gerente de Projetos e Arquitetura do MASP, destacou que a instituição está comprometida em manter a integridade do edifício enquanto aplica tecnologias avançadas e metodologias científicas em todas as fases do restauro.

A restauração vai manter a característica cor vermelha dos pórticos, introduzida em 1990 para proteger a estrutura de concreto, utilizando materiais de alta performance para assegurar a durabilidade e respeitar a estética histórica. Por um tempo, porém, a cor não será vista. Ao final do projeto, o vermelho estará lá.

O plano de expansão do MASP também avança com a construção do novo edifício Pietro Maria Bardi, destinado a expandir a área expositiva do museu em 66%. O projeto incluirá novas galerias expositivas e espaços multiuso, visando enriquecer as atividades culturais e educativas oferecidas pelo museu. Informações sobre a duração das obras de restauro e a data prevista para a conclusão do novo edifício ainda não foram divulgadas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile