AMP
A convite do governo francês, vice-prefeito de Curitiba participa do programa Personalidades Promissoras em Paris. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A convite do governo francês, vice-prefeito de Curitiba participa do programa Personalidades Promissoras em Paris

Eduardo Pimentel será o único representante brasileiro desta edição do programa e todas as despesas são custeadas pelo governo francês.......

Publicado em

Por CGN

A convite do governo francês, vice-prefeito de Curitiba participa do programa Personalidades Promissoras em Paris. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participa, em Paris, a partir da próxima segunda-feira (22/4), do programa Personalidades Promissoras de 2024, promovido pelo Ministério da Europa e Assuntos Exteriores da França. A programação de cursos e visitas técnicas sobre sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade vai até o quinta (25/4).

Eduardo Pimentel será o único representante brasileiro desta edição do programa e todas as despesas são custeadas pelo governo francês.

Com a participação de representantes de 75 países, o programa consiste em uma semana de palestras com especialistas e visitas técnicas sobre gerenciamento de água, transporte público, economia circular, planejamento urbano inteligente e gerenciamento e tratamento de resíduos. Na agenda, já estão confirmados encontros com autoridades de cidades francesas como Paris e Lyon.

“É uma honra poder ir à França representando Curitiba, ainda mais como o único (representante) do país. Pretendo compartilhar experiências de sucesso da gestão do prefeito Rafael Greca que garantiram a Curitiba reconhecimentos como os de Cidade Mais Inteligente do Mundo e Capital Mais Igualitária do Brasil. Também vou conhecer experiências internacionais e discutir os desafios de todas as cidades”, afirma Eduardo Pimentel.

Com especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas, o vice-prefeito de Curitiba escolheu três temas estratégicos para debater durante a participação no programa da França: sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade. Ele terá a oportunidade de encontrar especialistas e autoridades para discutir os tópicos definidos.

Eduardo Pimentel ressalta que um dos principais legados da gestão do prefeito Rafael Greca tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O Bairro Novo da Caximba está em ritmo acelerado de construção (as primeiras casas serão entregues ainda em 2024) e será o primeiro bairro inteligente do Brasil. “É o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba”, completa Pimentel.

Inteligente e sustentável

Durante os encontros com autoridades e representantes de outras cidades, o vice-prefeito também irá compartilhar ações de cidade inteligente e sustentabilidade da capital, reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, como a Pirâmide Solar de Curitiba, que integra o programa Curitiba Mais Energia; o programa de hortas urbanas; os Faróis do Saber e Inovação; o Vale do Pinhão; e o início da eletrificação do transporte urbano de Curitiba, com a compra dos primeiros ônibus elétricos ainda em 2024.

“São iniciativas alinhadas ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), criado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca, que põem em prática o compromisso do município de se tornar neutro em emissões e resiliente aos riscos climáticos até 2050”, acrescenta Eduardo Pimentel.

De acordo com o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, Eduardo Pimentel foi convidado para participar do programa por sua trajetória e o trabalho realizado ao lado do prefeito Rafael Greca. 

“Eduardo Pimentel se tornou vice-prefeito da oitava maior cidade do Brasil e tem um futuro promissor”, observou o cônsul-geral da França.

Já estão confirmados encontros em Paris com Gérard Wolf, enviado especial para Cidades Sustentáveis do Ministério da Europa e Relações Exteriores da França; Anne Louyot, comissária geral da Temporada França-Brasil 2025; e com representes do Senado Francês, do Conselho Empresarial França-Brasil, do Movimento de Empresas da França (MDEF), do Departamento Político das Américas do Ministério das Relações Exteriores da França (Quai d’Orsay) e da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris.

Na programação também está previsto um encontro com o prefeito da cidade francesa de Lyon, Grégory Doucet.

A ida de Eduardo Pimentel à França tem o apoio da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile