AMP
Faltam 30 dias para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Curitiba. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Faltam 30 dias para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Curitiba

Campanha do Agasalho de Curitiba busca arrecadar mais de 210 mil peças de roupa e cobertores Moradora do Xaxim comemora chegada do asfalto......

Publicado em

Por CGN

Faltam 30 dias para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Curitiba. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

Falta um mês para o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado em Curitiba de 21 a 24 de maio. Representantes de 11 países e de 91 municípios brasileiros já confirmaram presença, entre eles Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, México e Cabo Verde.

O tema central é Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente. É a primeira vez que a capital do Paraná vai receber um evento dessa natureza. 

O congresso é realizado a cada dois anos. O último, em 2022, foi em Andong, na província Gyeongsang, na Coreia do Sul.

O prefeito Rafael Greca destaca a importância de Curitiba receber um evento dessa natureza com tantas delegações estrangeiras.

“Além de ser a cidade mais inteligente do mundo, nossa Curitiba também é educadora e vai concentrar os debates mundiais sobre esse tema no mês que vem, em um grande evento”, disse o prefeito.

Greca frisou que o fato de Curitiba ser escolhida como anfitriã do congresso é reflexo do trabalho como cidade educadora e coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace).

“Iniciativas nossas como o programa Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura”, exemplificou o prefeito.

Comitê

Para organizar o congresso foi criado um Comitê Intersetorial. Além da Educação, participam representantes das secretarias municipais da Saúde, de Defesa Social e Trânsito, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude, dos institutos municipais de Administração Pública (Imap) e do Turismo (IMT), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), entre outras. O grupo realiza reuniões periódicas há cerca de dois anos.

O que é uma cidade educadora?

O conceito está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia. Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local.

A capital do Paraná integra o seleto grupo de Cidades Educadoras desde outubro de 2019. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.

O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.

Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras.

Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile