AMP
Prefeito Rafael Greca , acompanhado do vice- prefeito, Eduardo Pimentel, da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, vereadores e demais autoridades, entrega o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Liu Kai, no bairro Santa Quitéria Curitiba 19/04/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

CMEI com arquitetura em estilo chinês é o 236º aberto na cidade e vai atender 172 crianças

“Neste novo CMEI, que é exemplo da presença oriental, os curitibinhas terão acesso a uma educação inovadora em nossa cidade educadora. Agora temos......

Publicado em

Por CGN

Prefeito Rafael Greca , acompanhado do vice- prefeito, Eduardo Pimentel, da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, vereadores e demais autoridades, entrega o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Liu Kai, no bairro Santa Quitéria Curitiba 19/04/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

Com capacidade de atendimento para 172 crianças, Curitiba ganhou nesta sexta-feira (19/4) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Liu Kai, no bairro Santa Quitéria. É o 236º CMEI da rede municipal de ensino e a entrega foi feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.

“Neste novo CMEI, que é exemplo da presença oriental, os curitibinhas terão acesso a uma educação inovadora em nossa cidade educadora. Agora temos um pagode chinês para chamar de nosso”, disse o prefeito.

A estrutura, que anteriormente abrigava a Associação Cultural Chinesa do Paraná e hoje pertence ao município, conta com oito salas de atendimento (dois berçários, quatro maternais e duas salas de pré-escola, além de espaços administrativos). O investimento da Prefeitura na adaptação da unidade foi de R$ 951,8 mil.

Eduardo Pimentel destacou que a educação é prioridade em Curitiba. “Nossa dedicação na ampliação do número de vagas e na qualidade dos espaços garante uma educação que é referência”, comentou.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembrou que, desde 2017, o atendimento na educação infantil foi ampliado para 56 mil crianças, 14 mil a mais que no início da gestão.

No CMEI, chegaram professoras chamadas pelo último concurso público. A professora Raiane de Souza, de Alagoas, disse que o sonho do seu pai era que ela se tornasse professora.

“Comecei a trabalhar na educação infantil, me apaixonei e aqui estou”, contou Raiane.

Isso traz tranquilidade para as famílias. É o caso de Laureane Martins, mãe do Mateo (berçário). Ela conseguiu a vaga do filho há uma semana e está feliz. “Eu trabalho e preciso que ele fique bem-cuidado”, disse Laureane.

O patrono

O professor Liu Kai nasceu na província de Hunan, China, em 1931. Mudou-se para o Brasil com sua família no início dos anos 50, fixou residência em Curitiba e se naturalizou brasileiro.

Professor titular e emérito da Universidade Federal do Paraná, fez carreira acadêmica como professor de Física e Química nos cursos de graduação e pós-graduação em renomadas universidades.

Presenças

Também participaram do evento o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino; o coordenador de Obras, Guilherme Furiatti; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; a diretora do Departamento Logística, Maria Cristina Brandalize; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Portão, Suzana Galeazzi; a esposa do patrono do CMEI, Alice Liu; a filha deles, Lilian Liu, e familiares; o presidente da Associação Chinesa do Paraná; José Luís Chong; e os vereadores Sargento Tânia Guerreiro, Oscalino do Povo, Tico Kuzma e Nori Seto.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile