AMP
Hábito da leitura é estimulado na sala de aula e fora dela. Curitiba, 16/04/2024. Foto: Luiz Costa /SME.

Contação de histórias, personagens e criatividade incentivam o gosto pelos livros em Curitiba

Fim de semana tem corrida, piscina de graça e diversão em Curitiba Frio em Curitiba? Sacolões da Família já oferecem frutas e verduras de......

Publicado em

Por CGN

Hábito da leitura é estimulado na sala de aula e fora dela. Curitiba, 16/04/2024. Foto: Luiz Costa /SME.

Siga a Prefs no WhatsApp

Profe da biblio. Profe das histórias. É assim que a professora Selma Buzeti é mais conhecida na Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D´Elboux, no bairro Hugo Lange. O apelido carinhoso não é à toa. Selma é a contadora oficial de histórias da unidade e conquistou seu público graças ao carisma da sua personagem, a Bruxa Ully.

Vestida a caráter, com a aranha Charoltte a tiracolo e sua vassoura, a profe da biblio recebe as crianças e faz da contação de histórias um momento especial, onde elas aprendem a gostar dos livros.

Selma conta que desenvolveu o talento na prática. “Aprendi a contação na prática mesmo. Era professora regente, vim para a biblioteca e adorei, depois fiz cursos e percebi o quanto eles gostam. Biblioteca é mais que emprestar livros, aqui é um mundo onde podemos trabalhar o lúdico, a imaginação, fazer painéis”, conta.

Ela explica que mesmo para as crianças que ainda não aprenderam a ler ou estão começando o letramento, o gosto pelos livros é importante para desenvolver o futuro hábito da leitura.

Murilo Arita, do pré, disse que adora as histórias da Bruxa Ully. “Sempre tem uma nova”, contou.

Esse é mais um exemplo do incentivo à leitura na rede municipal de ensino e do zelo da Prefeitura com a educação na cidade.

“Abrir as páginas de um livro traz infinitas possibilidades para uma criança”, resume a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Nos Faróis e bibliotecas temáticas

Contações de histórias também são tradicionais nas bibliotecas temáticas de Curitiba. A Casa das Bruxas, a Biblioteca Hideo Handa e o Memorial Árabe (Farol Gibran Khalil Gibran) têm opções de histórias para crianças, famílias e turistas. As bruxas já ficaram famosas em Curitiba, encantando gerações com os contos. As princesas árabes do Memorial encantam famílias e turistas de outros estados e países e na Praça do Japão os bebês aprendem a gostar de livros muito antes de entenderem o significado das letras.

A agente de leitura Kelem Motta, da Biblioteca Hideo Handa, tem sessões de leitura especialmente direcionadas para a leitura para bebês e suas famílias.

“Oportunizar o contato com o livro, trazer uma ampliação do repertório, o desenvolvimento da comunicação e dos vínculos afetivos, tudo isso é possível nessa relação com a leitura”, explica Kelem.

“A criança lê os movimentos, a voz, então assim ela começa a desenvolver suas capacidades, a compreender o mundo como leitor. A leitura para bebês vai muito além de contar uma história, ela cria memórias únicas. A criança cresce e aprender a olhar a biblioteca com outros olhos, com amor, é muito gratificante participar desta ação de cidade educadora. A leitura é um ato de amor”, completa.

Recomposição das aprendizagens

A leitura é um dos pontos fortes do Programa de Recomposição da Aprendizagem dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), lançado em 2022 com o objetivo de construir diferentes encaminhamentos para o ensino da Língua Portuguesa e da matemática no pós-pandemia.

O Praer trouxe uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Ensino Fundamental.

CLIQUE AQUI para conhecer mais ações de incentivo à leitura em Curitiba.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile