AMP
Operação Rondon Paraná 2024 define lista final dos municípios contempladosFoto: SETI

Operação Rondon Paraná 2024 define lista final dos municípios contemplados

O objetivo é desenvolver uma série de atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).......

Publicado em

Por CGN

Operação Rondon Paraná 2024 define lista final dos municípios contempladosFoto: SETI

O Governo do Estado irá percorrer entre 5 e 19 de julho um total de 11 cidades da região Centro-Sul que aderiram à Operação Rondon Paraná 2024. As ações serão realizadas em Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Inácio Martins, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

O objetivo é desenvolver uma série de atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse indicador é considerado um dos principais índices estatísticos para avaliar o bem-estar da população, a partir de dados relacionados a educação, renda e expectativa de vida.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná consiste numa série de ações de extensão universitária, envolvendo estudantes e professores das sete instituições estaduais de ensino superior. Na edição de 2024, o grupo será reforçado por estudantes de duas universidades federais e de três centros universitários particulares da região.

A operação deste ano foi apresentada para os gestores públicos municipais no início deste mês, em evento na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A próxima etapa prevê visitas aos municípios para identificar demandas locais para elaboração da programação de atividades. As chamadas viagens precursoras serão realizadas entre 13 e 17 de maio. A expectativa é reunir até 320 voluntários, também chamados de rondonistas, entre alunos, professores e profissionais da carreira técnica-administrativa.

Entre as instituições ligadas ao governo, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e do Paraná (Unespar) já selecionaram 54 rondonistas para a operação deste ano. Já as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grosa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Centro-Oeste (Unicentro) seguem em processo de seleção dos voluntários até o início de maio. O prazo para o fim das inscrições pode ser consultado em editais individuais, publicados nos sites das instituições.

A assessora da Diretoria de Ensino Superior da Seti, Sandra Cristina Ferreira, responsável pela coordenação estadual das atividades, destaca a relevância social da operação. “A Operação Rondon Paraná vem assumindo, a cada ano, um papel relevante no cenário social e educacional como um grande movimento de extensão universitária, pois a participação voluntária dos estudantes contribui para promover a integração social, o desenvolvimento sustentável e a cidadania, gerando impactos positivos em diversas comunidades”, afirma.

Ela enfatiza, ainda, a importância de formar cidadãos mais conscientes e engajados. “A Operação Rondon Paraná representa uma experiência transformadora para os participantes, pois incentiva a cidadania e a solidariedade na formação profissional dos universitários, a partir da vivência com outras realidades, que algumas vezes envolvem situações de exclusão e de desigualdades socioeconômicas”, afirma.

INVESTIMENTOS – O Governo do Estado vem aumentando os investimentos em projetos de fortalecimento da extensão universitária. Neste ano foi publicada uma chamada pública da ordem de R$ 9,7 milhões para a área de extensão das sete universidades estaduais. Em 2022, foi lançada a Política de Extensão Universitária do Paraná, que orienta ações extensionistas e possibilita a atuação estratégica e multidisciplinar das instituições de ensino superior, com foco na transformação social e no desenvolvimento regional sustentável.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Hospital Universitário apresenta serviços médicos e cuidados básicos com saúde na Expoingá
Semana Nacional dos Museus terá palestras, paleontologia e oficina de serpentes na UEPG
Com aprovação do CNPq, laboratório da UEL vai estudar bactérias super-resistentes
UEM divulga edital de vagas remanescentes para 2024 com 689 oportunidades
Inscrições abertas: UEM publica edital para contratar 23 professores temporários
Universidades estaduais e Itaipu assinam parceria para ações de extensão em sustentabilidade
UEM abrirá inscrições para os vestibulares de Inverno e EaD no dia 2 de maio
UEM abrirá inscrições para os concursos vestibulares de Inverno e EaD em 2 de maio
Aluna de medicina perde vaga na universidade por burlar Lei de Cotas
Centro da UEM desenvolve pesquisa genética com abelhas em Diamante do Norte
UENP promove segunda edição do Parque em Movimento com atividades gratuitas no sábado
12,8 mil alunos de graduação da UEL devem renovar as matrículas para 2024
Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu
Com história de três gerações e mestranda amazonense, UEM amplia atendimento a indígenas
Universidade Estadual de Londrina divulga resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
Com apoio de política estadual, indígena de Nova Laranjeiras cursa medicina na Unioeste
Universidades estão com inscrições abertas para a Operação Rondon Paraná 2024
Mestrado em Educação: primeiro programa da UEPG completa 30 anos com 398 formados
Mestrado em Educação: primeiro programa da UEPG completa 30 anos em 398 formados
Investimentos nas universidades estaduais geram salto nas avaliações do MEC
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile