AMP
CURITIBA (BRASIL), 17/04/2024; Diretor-Presidente do Tecpar Celso Kloss, participa do 23 Fórum Regional de Geração Distribuida com Fontes Renováveis no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em CuritibaFoto: Hedeson Alves/Tecpar

Protagonista no setor, Paraná sedia fórum voltado à geração distribuída de fontes renováveis

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com a Fiep e com promoção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o encontro promove a......

Publicado em

Por CGN

CURITIBA (BRASIL), 17/04/2024; Diretor-Presidente do Tecpar Celso Kloss, participa do 23 Fórum Regional de Geração Distribuida com Fontes Renováveis no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em CuritibaFoto: Hedeson Alves/Tecpar

Começou nesta quarta-feira (17) a 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída, que tem como foco gerar novas oportunidades de negócios na área, discutir barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas. O evento segue até esta quinta-feira (18) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em parceria com a Fiep e com promoção do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o encontro promove a construção de networking com pessoas do mundo todo e a troca de informações e experiências com especialistas do setor.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou as ações do instituto na área de energias durante a abertura do evento, com ênfase em atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no Paraná. “O Tecpar está em processo de estruturação de um novo laboratório, voltado à pesquisa de biogás e biometano, além de participar de projetos de desenvolvimento tecnológico no campo de hidrogênio renovável. O instituto está a serviço do Governo do Estado e da sociedade para buscar inovações na área de energias renováveis”, pontuou.

Kloss lembrou ainda que o Tecpar promove, entre os dias 24 e 26 de setembro, a Conferência Internacional de Energias Inteligentes Smart Energy 2024, que promoverá discussões sobre a geração de energias renováveis.

O Paraná destaca-se como um dos principais motores da geração distribuída na região Sul do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2024, o Estado ocupa o 4º lugar no ranking dos maiores em capacidade instalada de energia fotovoltaica, com 2.627,3 MW, número que representa 9,4% do total da produção nacional. O Estado também desenvolve um plano de uso de hidrogênio verde e tem iniciativas com biogás junto a produtores rurais e na Sanepar.

ENERGIA – Para José Peixoto, da Fiep, a energia é um dos principais insumos da indústria e a discussão sobre o tema é necessário para promover avanços no setor. “Temos trabalhado muito fortemente nas iniciativas voltadas à energia, que é um insumo de grande importância para a indústria paranaense. O fórum vai apresentar soluções para o futuro do setor”, salientou durante a abertura do evento.

Thiago Fraga, do Grupo FRG Mídias & Eventos, ressaltou que há 3 milhões de conexões à rede elétrica no País e há potencial de ampliar esse número no Brasil. “Há um enorme potencial de geração distribuída. Outro passo importante que está sendo tomado na área é o armazenamento de energia, uma tecnologia que irá complementar a geração distribuída”, explicou.

FÓRUM – A 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída, voltado à cadeia produtiva da região Sul, reúne os principais atores do setor, entre eles representantes do Governo do Paraná, especialistas e representantes do meio acadêmico, que irão tratar de desafios e oportunidades no setor de energia solar fotovoltaica e geração distribuída de fontes renováveis.

O público-alvo é composto por profissionais e empresários representantes da indústria, comércio e serviços, empresas ligadas ao setor da geração distribuída com fontes renováveis, energias renováveis, energia solar fotovoltaica, pesquisadores e instituições de ensino, profissionais liberais e interessados.

O fórum segue até esta quinta-feira (18). Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.forumgdsul.com.br/site/.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Mais de 95% da população diz ter consciência das mudanças climáticas
Residentes em economia rural iniciam atividades em órgãos da Secretaria da Agricultura
Arranjo de pesquisa de universidades do Paraná estuda emergência climática
Prazo para inscrição de projetos inovadores em mostra universitária termina na segunda
Fundação Araucária publica edital para apoiar pesquisas desenvolvidas com Alemanha
Estado destina R$ 2 milhões para fomentar pesquisas com potencial de mercado
Nova rede de Hidrogênio impulsiona pesquisas sobre energias renováveis no Paraná
Novo sistema do Tecpar auxilia a monitorar qualidade da água dos mananciais do Paraná
Estados do Sul definem 58 propostas para fortalecimento e popularização da ciência
Com 188 ambientes de inovação, Separtec+ aprova planejamento estratégico até 2030
Separtec+ aprova planejamento estratégico até 2030
Desenvolvimento e inclusão são destaques da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência
Desenvolvimento e inclusão são destaques da 5ª Conferência Regional Sul de CTI
Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil
Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6 de maio
Em parceria com ABHV, Tecpar certifica hospitais, clínicas e centros veterinários
Inscrições para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação terminam na quarta
Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas
Dia da Conservação do Solo: Tecpar e Adapar atuam juntos para proteção da natureza
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile