AMP
Começa a etapa de concretagem da rodovia entre Palmas e ClevelândiaFoto: DER

Começa a etapa de concretagem da rodovia entre Palmas e Clevelândia

Os serviços estão em andamento no perímetro urbano de Clevelândia, no trecho entre as rotatórias com a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio......

Publicado em

Por CGN

Começa a etapa de concretagem da rodovia entre Palmas e ClevelândiaFoto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), iniciou nesta semana a execução das placas de concreto da obra de restauração da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Esta empreitada tem investimento de R$ 188,25 milhões, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios.

Os serviços estão em andamento no perímetro urbano de Clevelândia, no trecho entre as rotatórias com a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio Martins, ocupando o acostamento e uma das faixas de rolamento, que já haviam recebido melhorias nas semanas anteriores, em preparação para servir de base para o novo pavimento rígido de concreto. Esta técnica é conhecida como whitetopping e já foi empregada com grande sucesso entre Palmas e o Trevo Horizonte, e também será utilizada futuramente no trecho entre Pato Branco e Clevelândia.

Nesta etapa a rodovia fica com operação pare-e-siga 24h por dia, sendo necessário bloquear os segmentos da pista que vão receber o concreto, bem como a nova pista, que precisa passar por um período de cura antes de ser utilizada para o tráfego de veículos.

Além da restauração da rodovia, que vai prosseguir até o trevo da Codapar em Palmas, também serão realizados os serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A previsão é concluir a obra até o final do ano.

VANTAGENS – O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.

Devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários.

ALTERNATIVAS – Com as obras em andamento na rodovia, o DER/PR recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para evitar longas esperas e a formação de filas:

– SC-155, acesso pelo trevo do Rincão, seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná em Vitorino;

– PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia sem pavimentação.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Governador encerra missão internacional com apresentação das concessões rodoviárias
Com apoio de outros Poderes, Estado envia maquinário para desobstruir rodovias do RS
Obra na PR-364 em Irati vai exigir operação pare-e-siga ao longo desta sexta-feira
R$ 274 milhões: DER publica edital de modernização da PR-151, de Palmeira a Ponta Grossa
R$ 274 milhões: DER/PR publica edital de modernização da PR-151, de Palmeira a Ponta Grossa
DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava
DER/PR apresenta projetos da duplicação de rodovia entre Pitanga e Guarapuava
Estado publica edital de restauração do trecho entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão
Após décadas de espera, governador inaugura Contorno de Marechal Cândido Rondon
De estrada rural à rodovia: Estado entrega pavimentação de Toledo a Assis Chateaubriand
Décadas de espera: governador inaugura Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon
Governador entrega pavimentação de Toledo a Assis Chateaubriand
Governador entrega pavimentação de Toledo a Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand
Governador lança pedra fundamental da duplicação da PR-317, em Toledo
Investimento de R$ 43,4 milhões: governador dá início à duplicação da PR-317, em Toledo
Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu vai dobrar movimentação de cargas na tríplice fronteira
Escola de trânsito do DER/PR em Cascavel tem projeto-piloto com carrinhos elétricos
Governo do Estado amplia prazo de concurso para escolher mascote da Ponte de Guaratuba
Dia histórico: com nova licença, Estado libera obras da Ponte de Guaratuba
Estrada rural de Mallet recebe serviços de cascalhamento para melhorar trafegabilidade
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile