AMP
Vice Governador Darci Piana participa do lançamento da OPERAÇÃO VIDA-eixo mulher seguraFoto: Ari Dias/AEN

Secretaria da Segurança Pública lança operação para reforçar a segurança das mulheres

“Esse é um esforço muito especial para que possamos cumprir nossa missão de Governo do Estado para diminuir a questão da violência contra a mulher”, destacou......

Publicado em

Por CGN

Vice Governador Darci Piana participa do lançamento da OPERAÇÃO VIDA-eixo mulher seguraFoto: Ari Dias/AEN

A Secretaria da Segurança Pública apresentou nesta segunda-feira (8) a outros órgãos do Estado os detalhes da Operação Mulher Segura, de combate à violência doméstica. A operação vai contar com apoio de outras áreas do governo estadual e vai atuar em quatro frentes para garantir a segurança das mulheres: palestras, reforço do cumprimento de mandados judiciais em aberto contra os agressores, visitas às vítimas e aos agressores para acompanhamento das ocorrências, além de monitoramento de quem já é acusado ou condenado por violência contra a mulher.

“Esse é um esforço muito especial para que possamos cumprir nossa missão de Governo do Estado para diminuir a questão da violência contra a mulher”, destacou o vice-governador Darci Piana, na reunião que aconteceu no Palácio Iguaçu. “Vamos fazer um trabalho nos municípios com maior registro de agressão à mulher, mas que vai acabar se estendendo para todo o Estado. Vamos contar com todo o apoio da Segurança Pública, com as polícias Militar, Civil, Científica e Penal nessa operação”.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, enfatizou que é um direito da mulher viver sem violência. “Temos que buscar essa grande união de esforços, que tem que ser de todos, de toda sociedade, dos municípios, para fazer a segurança chegar a quem precisa”, enfatizou.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, explica que o combate à violência contra mulher é uma diretriz do Governo do Estado. Por isso, além do trabalho ostensivo e de investigação, a Sesp vai levar palestras às mulheres e ao público em geral sobre como evitar e denunciar casos de agressão doméstica, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

A ação começa em 22 de abril e vai até setembro. As palestras serão feitas por policiais e outros profissionais, abordando temas como prevenção de crimes, enfrentamento da violência doméstica, empoderamento, autodefesa, entre outros. Haverá também palestras ao público geral sobre a conscientização de combate à violência contra a mulher.  

“Além das palestras, teremos cumprimentos de mandados em abertos de casos de violência doméstica, sexual, de não pagamento de pensão alimentícia, entre outras. Mas o mais importante é a conscientização, que é o que vamos buscar nessas palestras. Por isso o envolvimento de outros órgãos do governo, bem como dos poderes Judiciário e Legislativo nessa operação”, disse o secretário.

O trabalho de conscientização será executado nas 32 cidades paranaenses com mais casos de violência contra mulher. “O objetivo é fazer com que as políticas públicas para a mulher sejam de fato efetivas. Que ao final desse processo tenhamos menos feminicídios, menos casos de lesão corporal e outras ocorrências de violência doméstica. É isso que buscamos”, complementou Teixeira.

Já os cumprimentos de mandados de violência doméstica em aberto serão reforçados pela Polícia Civil, comandadas pelas Delegacias da Mulher, com o apoio da Polícia Militar – incluindo as patrulhas Maria da Penha e Rural. A Polícia Civil também vai acompanhar mais de perto o dia a dia das mulheres vítimas de violência e seus agressores. A operação vai visitar ambas as partes no objetivo de evitar a reincidência de crimes contra a mulher.

COMITÊ – A Operação Mulher Segura vai atuar em conjunto com o Comitê Interestitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Paraná. Instituído no fim de fevereiro, o comitê tem objetivo não só de combater a violência, mas também de qualificar o atendimento a mulheres em situação de violência.

Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a operação é mais uma demonstração do comprometimento do governo em proteger as mulheres paranaenses. “Com essa operação da Secretaria de Segurança o agressor vai perceber que não vamos tolerar a impunidade. Essa força-tarefa vai fortalecer o pacto de não tolerar mais a violência contra a mulher”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o comandante da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; a controladora-geral do Estado, Luciana Carla da Silva Azevedo; as deputadas estaduais Cloara Pinheiro, Márcia Huçulak, Cantora Mara Lima e Flávia Francischini; a prefeita de Astorga e representante do Movimento Mulheres Municipalistas, Suzie Pucillo; e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Museu Paranaense de Ciências Forenses participa pela 3ª vez da Semana Nacional dos Museus
PM do Paraná recupera caminhão roubado com doações destinadas ao Rio Grande do Sul
PCPR indicia três pessoas pelo desabamento de laje em Pontal do Paraná
Paraná amplia força-tarefa dos bombeiros no RS e prazo da campanha de arrecadação
Polícia Científica envia equipe para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul
Polícia Penal e Justiça Eleitoral regularizam títulos de eleitor de custodiados paranaenses
Bombeiros seguem recebendo doações para vítimas do RS e renovam equipe de salvamento
Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul com a segurança pública
Paraná envia policiais militares para auxiliar o Rio Grande do Sul na coibição de crimes
Londrina e Apucarana receberão serviços do PCPR na Comunidade a partir de quarta
Forças de segurança cumprem 27 mandados em cinco cidades contra foragidos da Justiça
Forças de salvamento do Paraná já resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul
Paraná sedia pela 1ª vez Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate
PCPR prende dez pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste do Estado
Com resgates aéreos e barcos, forças do Paraná ajudaram 150 pessoas no Rio Grande do Sul
Helicóptero que vai ajudar vítimas das chuvas decola para o Rio Grande do Sul
Apoio nas chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul
Chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul
Com viaturas, barcos e helicóptero, Paraná envia força-tarefa dos bombeiros ao Rio Grande do Sul
PMPR participa de nova campanha de segurança ao turista em Foz do Iguaçu
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile