AMP
Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípiosFoto: Tecpar

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios

Para proporcionar mais segurança viária aos municípios paranaenses, o Tecpar e o Detran-PR, parceiros há mais de 20 anos, firmaram, em 2023, um contrato que prevê......

Publicado em

Por CGN

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípiosFoto: Tecpar

Mais de 10% dos 247 municípios previstos para receber vistoria de seus equipamentos de segurança viária na parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já tiveram seus materiais avaliados por técnicos do instituto. Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária, sendo o único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço ao mercado público e privado.

Para proporcionar mais segurança viária aos municípios paranaenses, o Tecpar e o Detran-PR, parceiros há mais de 20 anos, firmaram, em 2023, um contrato que prevê a avaliação da qualidade dos materiais utilizados em sinalização viária em 247 cidades paranaenses. Até março deste ano, 28 municípios indicados pelo Detran já haviam recebido a vistoria da equipe técnica do Tecpar.

O contrato entre as duas instituições contempla a análise tecnológica e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização. O instituto também faz vistorias técnicas em vias urbanas e rodovias, para verificar se a sinalização aplicada no local está em conformidade com a legislação vigente.

“O serviço realizado pelo Tecpar ajuda a evitar a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Dessa forma, os municípios podem otimizar o uso dos recursos públicos e evitar desperdícios. Além disso, evita que a deterioração rápida desses materiais coloque em risco a segurança de pedestres e motoristas”, destaca o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

“O Detran-PR está investindo na sinalização dos municípios, e são quase 250 com a pintura de faixa e instalação de placas de sinalização. Além disso contamos com essa grande parceria com o Tecpar, que está certificando a qualidade dessa sinalização”, disse o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.

PARCERIA – O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, criado em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Política Nacional de Trânsito, fornece informações sobre as dimensões, cores e maneiras pelas quais os sinais viários devem ser colocados no Brasil.

No Paraná, antes de ser contratado, o projeto de sinalização viária elaborado pelos municípios deve passar pela análise e aprovação do Detran. Na etapa seguinte, as empresas que fornecem o material são vistoriadas tecnicamente pelo Tecpar, que confere se as especificações técnicas do Detran e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram atendidas. 

Segundo o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, a verificação é feita depois da instalação da sinalização de trânsito no município e inclui análises de retrorrefletância de faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas).

“A retrorrefletância é a propriedade de um objeto refletir a luz de volta na direção de onde ela veio, sendo fundamental para a segurança no trânsito, pois garante que as placas e a sinalização sejam visíveis a distância, em condições de pouca luz ou em locais de grande movimentação”, explica.

Após a inspeção no local, o Tecpar emite laudo aprovando ou reprovando os materiais utilizados.

ESTRUTURA – A avaliação de conformidade é um serviço que exige alto nível técnico, por isso o Tecpar conta com profissionais especializados em Tecnologia de Materiais e investe em equipamentos tecnológicos de alta precisão para fazer as vistorias. Um dos equipamentos adquiridos recentemente é o retrorrefletômetro horizontal.

“Este instrumento possibilita a realização de ensaios para atender a legislação de placas de automóveis padrão Mercosul, de faixas de segurança para caminhões e motos, além de ter a configuração necessária para atender as normativas de vestimentas de segurança”, destaca Vechiatto.

EXPERIÊNCIA – O Tecpar faz análises de sinalização viária desde o início dos anos 1980. Logo depois, no período das concessões de rodovias, o instituto ficou responsável por avaliar grande parte da sinalização vertical e horizontal implantada em trechos sob concessão no Paraná. 

Além da parceria com o Detran, o Tecpar também faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná, e atende prefeituras e setor privado.

Confira a lista dos municípios que já receberam a vistoria técnica do Tecpar:

– Andirá

– Cafezal do Sul

– Cambará

– Carlópolis

– Céu Azul

– Colorado

– Floresta

– Florestópolis

– Godoy Moreira

– Goioerê

– Inajá

– Iretama

– Jaguapitã

– Jataizinho

– Marialva

– Marilena

– Marumbi

– Nossa Senhora das Graças

– Nova Londrina

– Paranacity

– Planalto

– Prado Ferreira

– Rio Bom

– Santa Lúcia

– Santa Mônica

– Santo Inácio

– São João do Caiuá

– Terra Rica

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Mais de 95% da população diz ter consciência das mudanças climáticas
Residentes em economia rural iniciam atividades em órgãos da Secretaria da Agricultura
Arranjo de pesquisa de universidades do Paraná estuda emergência climática
Prazo para inscrição de projetos inovadores em mostra universitária termina na segunda
Fundação Araucária publica edital para apoiar pesquisas desenvolvidas com Alemanha
Estado destina R$ 2 milhões para fomentar pesquisas com potencial de mercado
Nova rede de Hidrogênio impulsiona pesquisas sobre energias renováveis no Paraná
Novo sistema do Tecpar auxilia a monitorar qualidade da água dos mananciais do Paraná
Estados do Sul definem 58 propostas para fortalecimento e popularização da ciência
Com 188 ambientes de inovação, Separtec+ aprova planejamento estratégico até 2030
Separtec+ aprova planejamento estratégico até 2030
Desenvolvimento e inclusão são destaques da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência
Desenvolvimento e inclusão são destaques da 5ª Conferência Regional Sul de CTI
Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil
Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6 de maio
Em parceria com ABHV, Tecpar certifica hospitais, clínicas e centros veterinários
Inscrições para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação terminam na quarta
Protagonista no setor, Paraná sedia fórum voltado à geração distribuída de fontes renováveis
Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile