AMP
Foto: Ari Dias/AEN

Estados do Sul discutem melhorias na malha ferroviária e apresentarão demandas à União

O grupo, que compõe o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), discutiu a atual situação da Malha Sul, que corta os três estados do Sul......

Publicado em

Por CGN

Foto: Ari Dias/AEN

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (04), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o secretário da Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, para discutir formas de melhorar o transporte ferroviário para a logística dos estados. Elas passam pela Nova Ferroeste e a renovação da Malha Sul.

O grupo, que compõe o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), discutiu a atual situação da Malha Sul, que corta os três estados do Sul e parte de São Paulo. Eles decidiram elaborar um termo de referência para a contratação de um estudo de demanda que indicará as cargas e volumes que poderiam ser transportados pela atual malha ferroviária para requerer melhorias na prestação do serviço.

Também vão apresentar uma proposta para o processo da nova concessão ao Ministério dos Transportes. O atual contrato da iniciativa privada com o governo federal, com 7.223 quilômetros de extensão, se encerra em fevereiro de 2027. Uma consultoria técnica vai apontar as melhores soluções para o futuro.

Os três estados do Sul são grandes produtores de grãos, principalmente soja, e lideram a produção de suínos e frangos no País. Boa parte do volume do campo e da indústria é exportada por trilhos. Quando comparado com o transporte rodoviário, o frete ferroviário costuma ser, em média, 30% mais barato.

“Vamos analisar em conjunto uma proposta a ser apresentada para o governo federal”, destacou Darci Piana. “Uma boa malha ferroviária é boa inclusive para imprevistos. Com o volume de chuvas que tivemos recentemente, por exemplo, o setor produtivo acabou prejudicado. Se tivéssemos um sistema ferroviário mais eficiente teríamos sofrido muito menos”.

Gabriel Souza destacou a necessidade urgente de novos investimentos nesse modal. “Queremos melhorar a eficiência da Malha Sul”, afirmou. “Teremos uma reunião no Ministério dos Transportes no dia 14 de maio e iremos juntos a Brasília para apresentar essas demandas para o governo federal”.

NOVA LICITAÇÃO – A linha férrea que conecta o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é uma concessão federal operada pela iniciativa privada. Entre os temas em debate está o fim do atual contrato de 30 anos, que passará por uma nova licitação ou renovação com a atual operadora.

Dados disponíveis no Anuário Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indicam trechos com tráfego interrompido, sem atividade por razões diversas. Somados, chegam ao total de 2.280 quilômetros, o que corresponde a 31,6% da extensão total. Entre 2006 e 2023 o transporte de carga em toda a Malha Sul sofreu uma redução em 26%.

“Está claro que estamos abaixo de 50% de utilização e isso está causando grandes problemas para a nossa economia”, disse Beto Martins. “Contribuímos muito para o Brasil, com indústrias fortes, logística de peso nos aeroportos e portos e estamos com uma trava na área ferroviária que precisa ser resolvida”.

NOVA FERROSTE – Tornar o modal ferroviário mais eficiente é uma meta comum aos governos dos três estados, que investem em outro projeto de ampliação da malha. A Nova Ferroeste, liderada pelo governo paranaense, vai ligar o Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, com 1.567 km de trilhos. O projeto está na fase final de licenciamento ambiental. 

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Nonoai, encomendou um estudo para avaliar a instalação de um ramal entre Passo Fundo e Chapecó, distantes 180 quilômetros, aumentando as possibilidades de conexão com a Nova Ferroeste.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava
DER/PR apresenta projetos da duplicação de rodovia entre Pitanga e Guarapuava
Estado publica edital de restauração do trecho entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão
Após décadas de espera, governador inaugura Contorno de Marechal Cândido Rondon
De estrada rural à rodovia: Estado entrega pavimentação de Toledo a Assis Chateaubriand
Décadas de espera: governador inaugura Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon
Governador entrega pavimentação de Toledo a Assis Chateaubriand
Governador entrega pavimentação de Toledo a Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand
Governador lança pedra fundamental da duplicação da PR-317, em Toledo
Investimento de R$ 43,4 milhões: governador dá início à duplicação da PR-317, em Toledo
Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu vai dobrar movimentação de cargas na tríplice fronteira
Escola de trânsito do DER/PR em Cascavel tem projeto-piloto com carrinhos elétricos
Governo do Estado amplia prazo de concurso para escolher mascote da Ponte de Guaratuba
Dia histórico: com nova licença, Estado libera obras da Ponte de Guaratuba
Estrada rural de Mallet recebe serviços de cascalhamento para melhorar trafegabilidade
Viaduto de Tamarana marca avanço na duplicação da rodovia PR-445, no Norte do Estado
Estado investe R$ 1 bilhão em rodovias do Sul, Centro-Sul, Grande Curitiba e Litoral
Estado publica resultado final da licitação que vai pavimentar ligação entre Rebouças e PR-364
Ratinho Junior inaugura nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati
Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466, em Guarapuava
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile