AMP
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Após sucesso no Show Rural, ExpoLondrina recebe Vitrine do Biogás e do Biometano

De acordo com o Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, replicar a Vitirine tem o intuito de incentivar que os laticínios, frigoríficos e produtores de......

Publicado em

Por CGN

Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Sucesso no Show Rural de Cascavel, a Vitrine do Biogás e do Biometano também poderá ser visitada na ExpoLondrina 2024. Organizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com o Sistema Faep/Senar, CIBiogas e Sociedade Rural do Paraná, a Vitrine será lançada na próxima segunda-feira (8) e recebe os visitantes até sexta-feira (12) no espaço do RenovaPR na Via Rural Smart Farm.

De acordo com o Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, replicar a Vitirine tem o intuito de incentivar que os laticínios, frigoríficos e produtores de proteína animal locais façam adesão ao tratamento de dejetos para geração de energia, seja com biogás ou biometano.

“No Norte do Paraná temos vários frigoríficos e laticínios que, obviamente, possuem resíduos agroindustriais. Diversos produtores de leite e suínos podem tratar dejetos e gerar energia, mas não sabem como fazer. A vitrine será uma ferramenta para que conheçam todas as possibilidades, custos e benefícios ambientais”, afirma.

Da mesma forma do Show Rural, os visitantes da ExpoLondrina serão recebidos numa sala escura onde serão projetadas imagens acompanhadas de som e locução, com uma metodologia dinâmica em 3D. O vídeo apresentado terá duração de cinco minutos. Ele apresenta o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia em uma propriedade rural.

Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os passivos ambientais em dinheiro. O estande, que estará localizado no ambiente de áreas do IDR Paraná, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O RenovaPR, criado pelo Governo do Paraná, completou dois anos em setembro do ano passado. Nesse período foram mais de 7,8 mil projetos desenvolvidos, que somaram R$ 1,36 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.

UNIDADES DIDÁTICAS – O IDR-Paraná mantém um espaço permanente no parque em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. São onze mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm. O espaço vai concentrar a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Cada unidade didática expositiva apresenta projetos, programas e tecnologias relacionados a alguma atividade agropecuária.

Segundo Renan Ribeiro Barzan, gerente regional do IDR em Londrina, o objetivo desse trabalho é transmitir ao público conhecimento, difundir tecnologias, apresentar programas e políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento rural, dos agricultores familiares, dos povos tradicionais, das mulheres e dos jovens. “A Via Rural é uma oportunidade de aproximar o público urbano à realidade do agricultor paranaense”, conclui.

FEIRA – A Expo Londrina tem como tema “A Expo que você quer ver” para refletir a capacidade que o evento tem de atender públicos e interesses plurais. Além das atrações técnicas, a feira terá mais uma edição da maratona Hackathon, a competição de inovação com soluções para o agronegócio. Já o Circuito Sertanejo terá shows de Victor & Léo, Maiara & Maraísa, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus e Fernando & Sorocaba. 

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

IDR-PR leva Vitrine do Biogás e do Biometano à Expoingá 2024
Piana destaca importância da tecnologia no agronegócio na abertura da Copacol Agro
Agroecologia, turismo rural e inovações no campo são temas do Estado na 50ª Expoingá
Agroecologia, turismo rural e inovações no campo são temas do IDR-Paraná na 50ª Expoingá
Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná em 2024, projeta boletim do Deral
Produção de mandioca deve crescer 6% no Paraná, projeta boletim do Deral
Estados do Sul debatem formas de reduzir emissão de gases de efeito estufa na agricultura
Com investimento do Estado, Pato Branco vai construir Restaurante Popular
Campanha de atualização de rebanhos começa nesta quarta-feira no Paraná
Governo do Estado divulga pesquisa com preços das terras agricultáveis no Paraná
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde na produção de feijão
Com apoio do Estado, 17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro
Ceasa de Londrina estará aberta na próxima quarta-feira, dia 1º de maio
Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria
Estado e Ocepar estudam estratégias para transformar o feijão em produto de exportação
Mais um frigorífico do Paraná é habilitado para exportar frango halal para a Malásia
Rede de Agropesquisa do Paraná inicia projeto para combate à cigarrinha-do-milho
Ceasa Paraná promove licitação para obras na unidade atacadista de Londrina
Pesquisa da Rede Fitossanidade Tropical avalia eficiência de fungicidas na cultura do milho
Com adesão de consórcio, selo de sanidade agroindustrial chega a 135 municípios
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile