AMP
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA

A partir do Decreto nº 11.875/2024, o prazo inicial para a cobrança era 10 de janeiro, mas foi adiado para abril. À época, em nota, o Ministério de......

Publicado em

Por CGN

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Os cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, terão de apresentar visto para entrar no Brasil, a partir da próxima quarta-feira (10). O documento será exigido em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

A partir do Decreto nº 11.875/2024, o prazo inicial para a cobrança era 10 de janeiro, mas foi adiado para abril. À época, em nota, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) justificou o novo prazo como necessário para conclusão do processo de implementação do sistema e para evitar consequências negativas para o turismo brasileiro, no período de alta temporada de viagens, no início deste ano.

A exigência do visto derruba a decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que em março de 2019, tinha dispensado a obrigatoriedade de apresentação de visto a turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, no território brasileiro. A medida foi unilateral, porque os brasileiros continuaram precisando de visto para viajar para aqueles países, conforme regras vigentes em cada um deles. Porém, o MRE explica que a diplomacia brasileira está baseada na reciprocidade de ações, como na exigência de vistos.

Em maio de 2023, o Japão saiu desta lista, quando o Brasil e o país insular firmaram acordo para liberar a exigência de vistos, tanto para os brasileiros que entram na nação nipônica, quanto para os japoneses que chegam ao solo brasileiro. A isenção recíproca entrou em vigor em setembro do mesmo ano e vale para viagens de até 90 dias.

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com operadores de turismo e companhias aéreas nesses três países, tem divulgado a necessidade do visto para os turistas a partir de 10 de abril.

Visto eletrônico

A partir de 10 de abril, os turistas dos três países que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa, por meio da plataforma: https://brazil.vfsevisa.com, com custo de emissão de US$ 80,90.

O visto 100% eletrônico dispensa o comparecimento do interessado a consulados brasileiros. Por via digital, o requerente poderá apresentar a documentação necessária, por exemplo, por uploads de imagens e foto recente, e receberá o visto eletronicamente, via e-mail. Para entrar no Brasil, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto temporário.

O site ainda recomenda que o visto eletrônico seja solicitado com antecedência para evitar interrupções nas viagens causadas por atrasos ou conexões perdidas. 

O e-Visa permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.

As novas regras serão aplicadas para quem permanecer em território brasileiro por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses.

Em caso de dúvidas sobre o e-Visa, o cidadão canadense, australiano ou norte-americano deve enviar e-mail para brazilevisa@vfsglobal.com, informando nome completo, país de cidadania e se for o caso, informações sobre o problema enfrentado, captura de tela ou foto do erro ocorrido, além de dados sobre o dispositivo eletrônico (celular, computador, tablet) usado para acessar o site.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas:

Feira de turismo na Argentina homenageia Brasil
Turismo do Paraná conquista prêmio de excelência em sustentabilidade na ABAV Expo
Vale dos Dinossauros: Cruzeiro do Oeste recebe título que reforça turismo científico
Gastos de estrangeiros no Brasil chegam a R$ 26 bilhões em 2024
Com apoio do Estado, Pinhais recebe fórum de campismo e caravanismo em novembro
Chef brasileiro é escolhido 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo
Mais 855 agentes de viagens são capacitados sobre os atrativos turísticos do Paraná
Canal do Varadouro: governador mostra projeto em maior evento náutico da América Latina
Diversos indicadores apontam bom momento do turismo do Paraná
Indicadores apotam bom momento do turismo do Paraná
Novos investimentos e projetos vão transformar o turismo do Paraná nos próximos anos
Com nova lei do turismo, aéreas terão acesso a fundo público
Paraná leva seus principais atrativos turísticos à feiras nacionais e internacionais
Voo direto entre Pato Branco e Campinas começou a operar nesta segunda-feira
Voo direto entre Pato Branco e Campinas começa a operar nesta segunda-feira
Casa da Memória: turistas ganham nova atração cultural em Morretes, no Litoral
Com apoio do Estado, 8º Simpósio do Turismo Religioso está com inscrições abertas
Paraná leva empresas do turismo para a feira FIT América Latina, em Buenos Aires
Viaje Paraná abre chamamento para empresários participarem de festival de gastronomia
Viaje Paraná abre edital para empresários participarem de festival de gastronomia
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile