AMP
No dia nacional do Cuidador de Idosos, Saúde ressalta a importância da atividadeFoto: Lucas Giacobbo - Lar Bom Jesus

Secretaria da Saúde ressalta trabalho familiar ou profissional dos cuidadores de idosos

Com o rápido envelhecimento populacional, os cuidados em relação à saúde e bem-estar dos indivíduos com idade acima de 60 anos também se intensificam e os......

Publicado em

Por CGN

No dia nacional do Cuidador de Idosos, Saúde ressalta a importância da atividadeFoto: Lucas Giacobbo - Lar Bom Jesus

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca a importância do cuidador de idosos neste 20 de março, dia dedicado a esses profissionais. Por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná, a Sesa oferece regularmente o Curso de Formação Inicial para Cuidador de Idoso, presencial, com carga horária de 180 horas, sendo 160 teóricas e 20 práticas, que é uma das formas de qualificar ainda mais o atendimento nessa área. Podem ser formadas turmas em todas as regiões do Estado que indicarem interesse.

Com o rápido envelhecimento populacional, os cuidados em relação à saúde e bem-estar dos indivíduos com idade acima de 60 anos também se intensificam e os cuidadores se tornam essenciais nessa rotina, sejam eles profissionais ou familiares. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 1,7 milhão de pessoas acima de 60 anos no Paraná, a sexta maior população de idosos do País.

O cenário evidencia a importância do trabalho dos cuidadores para a sociedade, pois são as pessoas que se dedicam a auxiliar pessoas com algum grau de dependência no desempenho das suas atividades diárias. Segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, da Fiocruz e Ministério da Saúde, publicado em 2016, em média, 10,5% das pessoas com 65 anos ou mais estão em situação de dependência funcional. Entre 65 e 69 anos esse percentual é de 5,1% e sobe para 29,1% entre aquelas com mais de 85 anos.

Em termos absolutos, isto significa que mais de 2 milhões de pessoas idosas, com 65 anos ou mais, têm dificuldades para realizar atividades básicas da vida diária no Brasil. No Paraná, esse número é de aproximadamente 140 mil idosos.    

A grande maioria dos cuidadores é familiar. Em geral são mulheres, muitas vezes também com idade avançada, escolhidas pela família por ter melhor relacionamento com a pessoa idosa ou por ter disponibilidade. Mas muitas vezes elas precisam deixar seus empregos para se dedicar ao cuidado. Pode também ser amigos ou vizinhos, que mesmo sem ter laços de sanguinidade se voluntariam a auxiliar. A característica deste grupo de cuidadores é não ter nenhuma formação específica para o cuidado, nem receber qualquer tipo de remuneração.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, ressalta que tanto o cuidador familiar como o profissional também necessitam de atenção. “A tarefa do cuidado ao idoso restringe o tempo para suas atividades pessoais. O isolamento social, privação de sono, estresse, ansiedade, menor cuidado com a própria saúde são ocorrências frequentes”, diz.

Segundo Maria Goretti, é fundamental que os cuidadores estejam atentos e definam estratégias de atenção à sua própria pessoa, no âmbito da saúde, social ou econômica. Podem contribuir para a redução da sobrecarga do cuidador a participação em grupos de apoio, prática de atividade física, definição de intervalos do cuidado com revezamento, apoio financeiro no caso do cuidador familiar, acompanhamento pelas equipes de saúde e de atenção social.

Lucas Giacobbo está dentro de outra realidade. Ele administra uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Bom Jesus do Sul, na região Sudoeste, há quatro anos. Considerado um cuidador formal, teve treinamento específico para a função que exerce. Ele faz parte da categoria que está incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), com as atribuições de: cuidar da pessoa; promover o bem-estar; observar e cuidar da alimentação; cuidar da saúde; cuidar do ambiente familiar ou institucional.

“Meu trabalho é dedicar e ofertar aos idosos mais qualidade de vida, além de carinho e atenção às necessidades de quem já está na terceira idade. Apesar de estar sempre aqui na instituição, nosso trabalho vai muito além disso”, afirma Lucas. “São 24 horas de atenção, com acompanhamento médico. Somos um braço familiar no convívio social. A ILPI não substitui a família do idoso, mas auxiliamos nesse processo de envelhecimento apoiado”.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Governo do RS destina mais R$ 30,3 milhões a ações em saúde e abrigos
Complexo Hospitalar do Trabalhador promove Semana da Enfermagem em Curitiba
Atendimentos a casos de intoxicação aumentam cinco vezes em dez anos no Paraná
Paraná realiza acolhimento de mais 163 profissionais do Programa Mais Médicos
Em homenagem ao Dia da Enfermagem, Piana destaca importância da profissão
Hospital de Reabilitação realiza mutirão de cirurgias eletivas para agilizar fila, em Curitiba
Hospital de Reabilitação realiza mutirão de cirurgias eletivas para agilizar fila 
Estado libera R$ 5,2 milhões para ampliação da Fundação Hospitalar da Fronteira
Paraná envia 300 bolsas de sangue para ajudar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul
Paraná recebe primeiro lote da vacina atualizada da Covid-19
Novos Ambulatórios Médicos de Especialidades do Paraná têm obras adiantadas
Com aumento de casos, Secretaria da Saúde alerta sobre os cuidados com a hepatite A
Ouvidoria da Saúde distribui 220 urnas para manifestações dos usuários do SUS
Planejamento familiar: laqueaduras e vasectomias no SUS dobraram no Paraná
Programa SUS Digital tem adesão de 100% dos municípios paranaenses
Informe da Secretaria da Saúde registra 38.468 novos casos de dengue e mais 26 óbitos
Informe da Saúde registra 38.468 novos casos de dengue e mais 26 óbitos
Hemonúcleo de Apucarana vai aos municípios coletar sangue e doações aumentam 20%
1ª etapa: Saúde faz chamamento de 108 profissionais selecionados por PSS
Todos os municípios já estão aplicando a vacina contra a gripe para maiores de seis meses
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile