AMP
Delegados de Amazonas e Distrito Federal conhecem sistema de flagrantes do ParanáFoto: PCPR

Delegados de Amazonas e Distrito Federal conhecem sistema de flagrantes do Paraná

A PCPR é uma referência nacional neste serviço. As 13 Centrais Regionais de Flagrantes foram implementadas em 2023 a fim de padronizar a metodologia de atendimento......

Publicado em

Por CGN

Delegados de Amazonas e Distrito Federal conhecem sistema de flagrantes do ParanáFoto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná apresentou o funcionamento das Centrais Regionais de Flagrantes para as polícias civis do Amazonas e do Distrito Federal, em reuniões realizadas em Curitiba. Os visitantes puderam trocar informações sobre a dinâmica do sistema durante o procedimento de flagrante apresentado pelas forças de segurança e também visitar as unidades da PCPR para compreender o funcionamento.

A PCPR é uma referência nacional neste serviço. As 13 Centrais Regionais de Flagrantes foram implementadas em 2023 a fim de padronizar a metodologia de atendimento e os procedimentos feitos pela polícia judiciária. O sistema funciona 24 horas e é operados por autoridades policiais plantonistas e seus agentes, designados a partir de escalas. A dinâmica utiliza videoconferência para atendimento de casos flagranciais apresentados no plantão pela Polícia Militar ou guardas municipais, como brigas, roubos e tráfico de drogas.

O objetivo deste sistema é otimizar o uso do efetivo policial, diminuir o tempo de resposta e aprimorar a entrega dos trabalhos de polícia judiciária com o uso da tecnologia, que antes eram trabalhados de maneira isolada nas delegacias dos municípios.

De acordo com o delegado-geral, Silvio Jacob Rockembach, as visitas serviram para apresentar as boas práticas e métodos utilizados pela PCPR. “Mostramos as estratégias adotadas para melhorar o atendimento, dar mais agilidade às investigações, um sistema que tem dado certo”, explicou. “É importante essa troca de informação, para que as outras polícias possam levar o que temos de bom, mas também para aprendermos com as experiências e, no final, quem ganha é a população, que recebe um serviço cada vez melhor”.

O delegado-geral do Amazonas, Bruno Fraga, disse que a troca de conhecimento serviu para observarem o trabalho das centrais. “Fizemos uma visita técnica para ver de perto o trabalho das centrais que é desenvolvido aqui, como a metodologia trouxe resultados para a população do Paraná”, afirmou. “Isso permite que a Polícia Civil faça um trabalho investigativo ainda melhor, ainda mais eficiente. Tenho certeza que todo o trabalho do Paraná vai ser levado como referência”.

Para a delegada da Corregedoria da Polícia Civil do Distrito Federal, Débora de Albuquerque Couto, a integração entre as polícias estaduais é muito importante. “O intercâmbio de conhecimento é muito importante para termos novas ideias, aprendermos com outras polícias”, disse.

SEM INTERRUPÇÃO – O sistema adotado nas Centrais Regionais de Flagrantes permite que o atendimento aconteça sem interrupção dos demais trabalho, principalmente o de investigação. Antes, um escrivão ou investigador interrompia o trabalho diário para receber o novo flagrante. Agora, isso só ocorre se esses profissionais forem plantonistas da central. Dessa maneira, os demais servidores envolvidos em outros inquéritos não precisam se dividir entre a continuidade das diligências e a abertura do novo inquérito.

Os novos procedimentos são frutos de dois anos de planejamento e mapeamento do trabalho da PCPR no Paraná e trazem uma série de vantagens: divide de forma equânime o serviço entre os policiais, restringindo a necessidade de quadro ocioso de servidores plantonistas espalhados por todo o Estado; padroniza o atendimento ao público e demais forças de segurança; e proporciona mais tempo aos delegados, escrivães e investigadores para se debruçarem sobre as atividades de investigação policial, em especial dos casos mais complexos.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

PCPR prende seis membros de organização criminosa ligada ao tráfico e lavagem de dinheiro
PCPR prende seis membros de organização criminosa ligada a tráfico e lavagem de dinheiro
Operação da PCPR e PRF prende duas pessoas envolvidas em roubos de cargas
PCPR cumpre 27 mandados contra organização que lavava dinheiro do tráfico de drogas
PCPR na Comunidade leva serviços a Mauá da Serra e Tamarana nesta semana
Governador entrega 225 novas viaturas e 1,4 mil coletes balísticos à Polícia Penal
Polícia Civil do Paraná orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais
Operação da PCPR em Sarandi prende quatro pessoas ligadas a homicídios e tráfico
Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
Polícia Penal do Paraná participa de projeto nacional de controle de tráfego de drones
Bombeiros do Paraná participam de reunião de rede da ONU para ampliar atendimento global
Bombeiros militares do Paraná participam de reunião de rede global ligada à ONU
Estão abertas as inscrições para a Corrida de Rua da Polícia Científica do Paraná
Réplica em 3D de crânio é a novidade no acervo do Museu de Ciências Forenses
PMPR promove exercício de combate a ataques violentos em Wenceslau Braz
Governo do Paraná cria Batalhão da Polícia Militar em Sarandi
Lula manteve linhas básicas da restrição à saidinha, diz Lewandowski
PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo ligado a roubos em fazendas
Polícia Científica do Paraná recebe novo equipamento de análise química de amostras
PCPR deflagra operação contra grupo ligado a fraudes de contratos de internet e TV a cabo
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile