AMP
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Com mais de 10 mil casos notificados de Dengue, Foz decreta situação de emergência

A medida leva em conta a incidência dos casos confirmados além dos altos índices de infestação do mosquito apontados através do LIRAa – Levantamento de Índice...

Publicado em

Por Silmara Santos

Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Com mais de 10 mil notificações e 1.280 casos confirmados de dengue no novo ano epidemiológico em Foz do Iguaçu, a Prefeitura Municipal decretou Situação de Emergência decorrente da epidemia da doença.

A medida leva em conta a incidência dos casos confirmados além dos altos índices de infestação do mosquito apontados através do LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Epidemiológica também alertam aos serviços públicos e privados, para reforçar a organização da assistência dos casos de dengue, devido a um possível risco de sobrecarga dos atendimentos nos estabelecimentos de saúde, devido ao aumento do número de casos notificados e confirmados nas últimas quatro semanas do atual ano epidemiológico.

De acordo com a secretária de saúde Rose Meri da Rosa, a medida se faz necessária para alertar os moradores quanto à obrigatoriedade de manter limpos os quintais, terrenos e edificações e também auxilia o município em compras e contratações emergenciais , caso sejam necessárias.

“Apesar de não estarmos vivendo a mesma situação que registramos no ano passado, o número de casos tem aumentado consideravelmente nas últimas quatro semanas, o que coloca o município em situação de emergência. Estamos trabalhando incansavelmente no combate ao mosquito e reforçamos o apelo para que a população faça a sua parte”, disse.

Há muitos anos Foz do Iguaçu enfrenta epidemias de dengue, especialmente por ser uma região de fronteira.

A maior epidemia da cidade ocorreu no ano epidemiológico 2022-2023, com mais de 55 mil casos confirmados da doença e 22 óbitos. O cenário epidêmico atual, conforme explicou a secretária, se configura a partir da semana 4 do novo ano epidemiológico, com o aumento de casos e a circulação do sorotipo DENV 1 e DENV 2.

Ao todo, 22 municípios paranaenses decretaram situação de emergência por epidemia de dengue, de acordo com a Defesa Civil.

Medidas

O decreto também atualiza as medidas já em vigor para conter a proliferação do mosquito, entre elas a obrigatoriedade de todos os proprietários de imóveis do município manter limpos os quintais, terrenos e edificações, retirando todo mato, lixo e material que acumule água e possibilite a criação do mosquito Aedes aegypti.

O morador que não cumprir o Código de Posturas do município estará sujeito a multas, que podem variar de R$ 111,87 a 11.187,00 (de 1 a 100 Unidades Fiscais de Foz do Iguaçu – UFFI), mas em média são aplicadas multas no valor de R$3,2 mil, podendo ser ampliada tendo em vista a gravidade ou a reincidência dos casos.

Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156, aplicativo ou site do eOuve (https://eouve.com.br/#/).

Ações

Desde o dia 28 de fevereiro, as vacinas contra a dengue estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Até agora, pouco mais de 13% do público alvo, de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, receberam a primeira dose do imunizante.

O município também já realizou três mutirões de limpeza desde o começo do ano em diferentes regiões da cidade. O quarto começou nesta terça-feira (12) no Morumbi e seguirá até sábado (16).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X