AMP
Estado encaminha projeto de lei à Assembleia para fortalecer emprego e qualificaçãoFoto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN

Estado encaminha projeto de lei à Assembleia para fortalecer emprego e qualificação

O programa tem como principal objetivo a inclusão e permanência do trabalhador em atividades produtivas, visando o desenvolvimento social e o combate à pobreza, por intermédio......

Publicado em

Por CGN

Estado encaminha projeto de lei à Assembleia para fortalecer emprego e qualificaçãoFoto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN

O Governo do Estado mandou nesta testa terça-feira (12) para a Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei para a criação do Programa Emprega Mais Paraná: Construindo Oportunidades. A proposta estabelece um conjunto de ações no âmbito da política do trabalho para a promoção do emprego e renda.

O programa tem como principal objetivo a inclusão e permanência do trabalhador em atividades produtivas, visando o desenvolvimento social e o combate à pobreza, por intermédio de quatro projetos complementares: Mais Emprego, Mais Qualificação Profissional, Mais Empreendedorismo e Mais Economia Solidária.

Além das medidas já existentes voltadas para o encaixe de trabalhadores em empregos formais, ou seja, com carteira assinada, o programa também visa dar celeridade aos projetos em andamento na Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) dentro de todas as áreas de atuação: qualificação profissional, empregabilidade, economia solidária e geração de renda.

Na prática, a proposta torna mais ágil a aplicação das políticas públicas do trabalho, dando celeridade à regulamentação dos projetos, em especial para atender aqueles em situação de vulnerabilidade social, profissionais autônomos e micro e pequenos empresários. A mensagem também amplia a oferta de qualificação profissional e criação de redes de economia solidária. 

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o Emprega Mais Paraná: Construindo Oportunidades permitirá acompanhar a dinâmica do mercado de trabalho e também compreender as novas formas de empreendedorismo. “Para auxiliar o trabalhador a encontrar espaço em um mercado de trabalho desafiador, ou apoio para que ele consiga renda por meio de empreendimento próprio, o Governo precisa de políticas públicas do trabalho que sejam dinâmicas e versáteis”, destacou. 

Os projetos elencados na nova lei poderão ser executados em cooperação técnica com municípios, órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta, instituições privadas ou da sociedade civil, com ou sem fins lucrativos.

PROJETOS COMPLEMENTARES – O Emprega Paraná – Mais Emprego será executado por intermédio das Unidades de Atendimento da Rede do Sistema Nacional do Emprego (Sine/PR). Ele visa ampliar a inserção de indivíduos no mercado de trabalho e a manutenção de empregos, seja por mutirões, agendamentos e parcerias com empresas e associações.

O Emprega Paraná – Mais Qualificação Profissional e o Emprega Paraná – Mais Empreendedorismo dão corpo ao conjunto de ações para a disponibilização gratuita de cursos de capacitação profissional e autogestão, incluindo o pagamento de auxílio-alimentação e auxílio-transporte para deslocamento até os locais onde as aulas sejam ministradas.

O Estado vai ofertar 8.108 vagas em cursos de capacitação profissional dentro do projeto Qualifica Paraná 2024. Até o final deste ano, 220 localidades no Paraná serão contempladas com as unidades móveis de ensino do Senai-PR. O investimento do Estado em formação profissional para o mercado de trabalho será de R$ 16,9 milhões. O projeto prevê um subsídio para cada aluno matriculado e com frequência regular. O pagamento, que será feito em duas parcelas, leva em consideração as despesas decorrentes do período de formação, como alimentação e transporte. 

O Emprega Paraná – Mais Economia Solidária desenha as ações que vão garantir apoio financeiro às atividades econômicas autogestionárias e a promoção de empreendimentos econômicos solidários.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Com 6 mil mulheres contratadas, Paraná teve 3º melhor resultado do País em janeiro
Com aumento de 3,26%, salário médio do Paraná foi o que mais cresceu na região Sul em 2023
Governo entrega primeiro lote do Cartão Social a trabalhadores que buscam emprego na RMC
Recorde de ofertas: Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada
Recorde de ofertas no ano: Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada
Com 20,1 mil novas vagas, Paraná foi o quarto estado que mais empregou em janeiro
Agências do Trabalhador colocaram 17,3 mil pessoas no mercado formal em fevereiro
Estado promove mutirão com oferta de mais de 400 vagas para construção civil em Curitiba
Agências do Trabalhador começam a cadastrar usuários para o Cartão Social do Estado
Com destaque para Cascavel, Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas no Estado
Com destaque para a região de Cascavel, Agências do Trabalhador ofertam 17,4 mil vagas no Estado
Mutirão exclusivo para mulheres encaminha 362 trabalhadoras para vagas formais
Ônibus do Emprega Mais Paraná percorre seis municípios do Norte Pioneiro nesta semana
Março inicia com a oferta de 18,6 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Paraná
Mês inicia com a oferta de 18,6 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Paraná
Governo do Paraná promove mutirão com 500 vagas de estágio em Curitiba
Paraná liderou contratações de jovens via Agências do Trabalhador no País em janeiro
Recorde do ano: Agências do Trabalhador iniciam a semana com a oferta de 19,3 mil vagas
Maior número do ano: Agências do Trabalhador iniciam a semana com a oferta de 19,3 mil vagas
Mutirão oferta 1.000 vagas em supermercados e empresas de telemarketing de Curitiba

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile